João Pessoa
Feed de Notícias

Governo prepara seminário sobre Objetivos do Milênio

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 - 10:22 - Fotos: 

Os organizadores do 1º Seminário Estadual de Atores e Autores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Paraíba se reuniram nessa quinta-feira (5) para discutir a realização do evento, que ocorrerá no dia 11 de março, na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, com a presença do embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), Jorge Chediek. O encontro aconteceu na sede da Emater-PB, empresa integrante da Gestão Unificada Emater, Emepa e Interpa, na estrada de Cabedelo.

As reuniões preparatórias já aconteceram no Sistema Correio de Comunicação, no Ministério Público do Estado e na Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup). Do quarto encontro, na Emater-PB, participaram Núbia Gonçalves, secretária executiva adjunta do “Nós Podemos Paraíba” e diretora da Fundação Solidariedade; Márcia Dorneles, coordenadora geral da Rede Estadual de Colegiados Territoriais; Arimateia Franca, secretário estadual de Mobilização; Patrícia Melo Martins, secretária de Projetos; Monica Fernandes, representante da Famup, além das coordenadoras  Zilda Figueiredo Abrantes, do Núcleo de Extensão Social e Eliezia Paulino, do Núcleo de Metodologia e Comunicação da Emater-PB.

Após explanação feita por Núbia Gonçalves, o evento serviu para expor as experiências que estão sendo desenvolvidas em municípios paraibanos dentro dos oito objetivos do milênio, bem como apresentar os novos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que serão implementados a partir do próximo ano com a finalidade de conseguir a adesão de novos municípios para o programa. Até agora, dos 223 municípios paraibanos, 63 assinaram o termo de adesão. Dentre estes, apenas onze formalizaram a agenda de compromisso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Presente ao evento, a prefeita de Sertãozinho, Márcia Mousinho, que aderiu ao programa no ano passado, disse que está otimista com a iniciativa e já fez os diagnósticos que identificam os pontos indispensáveis ao desenvolvimento sustentável do seu município e, numa ação conjunta com vários ministérios, secretarias e órgãos parceiros, espera contar com a implementação de políticas públicas que visem melhorar a qualidade de vida dos sertãozinhenses. O município fica localizado na região administrativa da Emater de Guarabira e congrega cinco comunidades rurais, com uma população de pouco mais de quatro mil habitantes.

Dentre os temas propostos pela ONU, a Gestão Unificada Emater, Emepa e Interpa já trabalha com a execução de políticas públicas para a erradicação da pobreza e  da fome, a igualdade de gênero e autonomia das mulheres, a redução da mortalidade infantil, sustentabilidade ambiental, manejo sustentável da água, a produção agrícola sustentável, orientação para preservação ambiental e combate a desertificação, entre outras ações.