João Pessoa
Feed de Notícias

Governo premia os ganhadores de festival de grafitagem contra fumo

segunda-feira, 15 de março de 2010 - 17:58 - Fotos: 

O Governo do Estado premiou na manhã desta segunda-feira (15) – Dia Estadual de Combate ao Tabagismo – os vencedores do ‘II Festival de Grafitagem – A Arte Vencendo o Tabagismo’ e homenageou personalidades que se destacaram na luta contra o fumo. A solenidade aconteceu na ‘Gracejos Eventos’, em João Pessoa. O festival durou dois meses, com a convocação de grafiteiros, inscrição dos trabalhos, pintura de muros pela cidade, seleção e premiação.

A iniciativa se soma a outras de caráter preventivo e educativo que ajudaram a reduzir, em um ano, o percentual de fumantes na população paraibana de 15,6% para 11,5%, segundo pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2009.

Os números – A chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Lourdes de Fátima Sousa, disse que em 2008, segundo a Vigitel, havia mais de 560 mil fumantes no Estado, o equivalente a quase 15,6% da população, estimada em 3.769.954 habitantes. No ano seguinte, o total de fumantes na Paraíba caiu para 433.554 ou 11,5% do total de habitantes do Estado.

Homenagens – No encerramento do festival, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) homenagearam personalidades que contribuíram para o sucesso do trabalho de combate e controle ao tabagismo no Estado, com a elaboração de leis, projetos, fiscalização e execução de ações.
Foram homenageados com o certificado de reconhecimento ao mérito o deputado estadual Carlos Batinga; o vereador de João Pessoa, Geraldo Amorim; os procuradores federais do Ministério Público do Trabalho, Carlos Eduardo Azevedo Lima, Orlando Cordeiro Queiroga Gadelha e Eduardo Varandas, além do promotor do Cidadão, Gualberto Bezerra.

Seleção – Os ganhadores do festival tiveram os seus trabalhos escolhidos entre as 26 telas selecionadas e colocadas para votação na Internet (www.saude.pb.gov.br), durante 10 dias, encerrando-se a votação na sexta-feira (12). Nesse período, 961 pessoas acessaram a página e fizeram a sua escolha. Os votos dados pelos internautas foram transformados em pontos e somados aos da comissão organizadora do festival.

Em primeiro lugar, com 80 pontos, venceu o trabalho do grafiteiro Jailson José Barbosa, o ‘Múmia’. Ele pintou várias crianças de mãos dadas e a frase ‘Se todos dermos as mãos, quem acenderá os cigarros?’. Como prêmio ele ganhou um notebook. O segundo lugar, com 74 pontos, ficou para o grafiteiro Aginaldo Pereira Wanderley, o ‘Giga Brow’. Ele escreveu a frase ‘Quem consome o que?’, pintou um cigarro sendo consumido e na fumaça todas as substâncias químicas existentes no produto.

Ele ganhou um CD player portátil. Com 70 pontos, o terceiro lugar foi para o grafiteiro Francisco José Souto Leite, o ‘Shiko’, que pintou uma família enlutada na frente do caixão e a frase ‘O cigarro causa tristeza e solidão a quem você ama! Pare de fumar’. Em quarto lugar, com 68 pontos, ficou o trabalho do grafiteiro Edevison Melo Vasconcelos Júnior, o ‘G-2’. Ele pintou dois fantasmas com as mãos na cabeça e sendo atormentados por piolas de cigarros e a frase ‘A arte contra o tabagismo’. O 3º e 4º lugares ganharam kits de tinta para grafitagem.

O grafiteiro Jailson José Barbosa, que conseguiu o primeiro lugar no festival, elogiou a iniciativa. “Com a união de todos: Estado, município e sociedade fica mais fácil combater esse mal, responsável pela destruição de muitas vidas, que é o tabagismo”, disse.

Reconhecimento – Já o segundo colocado, Aginaldo Pereira Wanderley, espera que o Governo do Estado continue realizando o festival: “É um engrandecimento e reconhecimento da nossa arte e, ao mesmo tempo, estamos dando a nossa contribuição para alertar a sociedade sobre os malefícios do fumo”, comentou. “Nós nos sentimos orgulhosos em participar desse trabalho e estaremos sempre prontos para contribuir com a nossa arte”, completou o grafiteiro Edevison Melo Vasconcelos Júnior, que ganhou o quarto lugar no festival.

Parceria – A secretária-executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, que representou o secretário José Maria de França no evento, afirmou que o Governo do Estado sempre tem desenvolvido ações de combate e controle ao tabagismo em parceria com os municípios. “É um trabalho conjunto realizado de forma sistemática e contínua e que sempre tem conseguido bons resultados, a exemplo da redução do número de fumantes”, destacou. 

O gerente de produtos derivados do tabaco da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Humberto Martins, elogiou a iniciativa do Governo da Paraíba em combater o tabagismo. “São ações dessa natureza que têm o nosso apoio e respaldo e que devem ser seguidas por outros Estados”, disse. 

 

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB