João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa do evento Hack Fest contra a corrupção

terça-feira, 13 de junho de 2017 - 18:23 - Fotos: 

O Governo da Paraíba participou, neste último final de semana, do Hack Fest contra a corrupção, realizado na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O evento, iniciado na sexta-feira (9), terminou na noite de domingo (11), com 10 equipes de maratonistas classificadas para a segunda etapa da maratona HackFest.

Os maratonistas terão um mês para aprimorar as aplicações tecnológicas desenvolvidas neste encontro, que serão apresentadas no dia 18 de agosto, no Tribunal de Contas do Estado, também em João Pessoa, com a realização de entrega das premiações e disponibilização à sociedade dos melhores softwares desenvolvidos.

A terceira edição do evento teve como tema Hackfest Contra a Corrupção 2017: tecnologia, transparência e cidadania, e reuniu programadores, estudantes e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares, e também das áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Design e Arte/Mídia, e afins.

Letácio Tenório, gerente executivo de Auditoria, esteve presente na abertura do evento representando o secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Gilmar Martins. O gerente afirmou que o Governo do Estado esteve envolvido, dando todo o suporte para a realização do evento, apoio técnico e cessão do espaço.

Auditores da CGE, durante toda a maratona, estiveram presentes na função de ‘coach’, a fim de ajudar em dúvidas referentes à gestão e direito financeiro. A auditora Marconiete Fernandes ressaltou que as equipes de maratonistas estavam bem instruídas e focadas na produção de aplicações ao combate à corrupção.

O Governo da Paraíba vem buscando aprimorar cada vez mais a transparência estadual, lutando contra a corrupção, oferecendo dados de fácil acesso a qualquer cidadão por meio do Portal da Transparência. “Procuramos constantemente atualizar os dados do Portal da Transparência, e recentemente foram aprimorados dados de convênio, empenhos, pagamentos”, relatou o auditor Letácio Tenório.

 

Na segunda etapa do HackFest o Governo da Paraíba pretende disponibilizar palestras e oficinas acerca das ferramentas de transparência estaduais, como o Serviço de Informação ao Cidadão – SIC PB e o Portal da Transparência.

 

Equipes vencedoras: Quebra-Câmara-Quebra-Senado, SouFiscal. Meudeputado.com, Geração Limpa, Minha Cidade, Vidinha de Balada, PaCiente, Folha Limpa, BoBot e Caça Fantasmas.