João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa do encontro para debater aftosa na América do Sul

quarta-feira, 30 de março de 2011 - 10:13 - Fotos: 

Representantes da secretaria do Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) participam nesta quinta-feira (31), em Recife (PE), da 38ª reunião ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa) para debater o combate à doença. A Cosalfa  é representada por 11 países.

Durante o encontro haverá uma avaliação da situação dos programas sanitários nacionais da região sul-americana. Da Sedap participam da reunião o gerente Executivo da Defesa Agropecuária, Jamir Mascena de Sousa; o gerente Operacional de Defesa Animal, Tamer Belchior Nogueira do Lago e a coordenadora Estadual do Programa da Febre Aftosa, Daniela Godoy Coutinho.

O encontro definirá os mecanismos de monitoramento do Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Phefa). O documento foi aprovado no último encontro do Comitê Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Cohefa), realizado em dezembro de 2010, no Rio de Janeiro. Com o novo plano, os organizadores esperam erradicar a doença definitivamente do continente sulamericano e estabelecer mecanismos para prevenir a reintrodução da enfermidade nos países da região.

O gerente Executivo da Defesa Agropecuária, Jamir Mascena, disse que é importante que a Paraíba esteja representada nesse encontro, já que o Estado se prepara para a primeira etapa da campanha de vacinação deste ano que passará a ocorrer em maio, entre os dias 1º a 31.