Fale Conosco

4 de maio de 2015

Governo participa de workshop Propostas para o Plano Nacional de Exportação



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, participou do workshop “Propostas para o Plano Nacional de Exportação”, que ocorreu em Belo Horizonte na cidade administrativa Presidente Tancredo Neves, na capital mineira. O secretário Laplace Guedes representou a Paraíba no evento.

O evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico (Consedic), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o apoio do Governo de Minas Gerais, com o intuito de colaborar com o Governo Federal na elaboração das propostas para o Plano.

O presidente do Consedic, Sílvio Magalhães Barros, ressaltou que, durante o workshop, os estados foram envolvidos na construção do Plano Nacional de Exportação e tiveram a oportunidade de debater com órgãos e entidades do Governo Federal envolvidos com o comércio exterior. “Foi muito produtivo, pois os presentes tiverem condições de refletir a respeito de uma pauta de interesse do segmento, tratando de temas como promoção comercial, acesso a mercados, financiamento e garantias às exportações, facilitação do comércio, tributação nas exportações e transparência e participação do setor privado nas decisões”, pontuou Magalhães.

Já o secretário Laplace Guedes considerou de extrema importância o encontro. “O debate entre os atores que compõem o segmento do Comércio Exterior foi muito produtivo, sobretudo porque conseguiu reunir, também, todo o sistema que opera este setor, quais sejam: Apex, Banco do Brasil, BNDES, MDIC, entre outros. Internamente, já acionamos os setores cuja atribuição é fomentar o comércio exterior, solicitando propostas concretas para inserir no referido Plano”. Ainda conforme o secretário, todos os esforços estarão voltados para a construção da agenda proativa determinada pelo governador Ricardo Coutinho para este fim.