Fale Conosco

30 de setembro de 2016

Governo participa de videoconferência com estados do Nordeste para debater ações de combate ao Aedes aegypti



Representantes da Vigilância em Saúde, da Atenção Básica, da 1ª Gerência Regional de Saúde, juntamente com representante da Defesa Civil, participaram, no início da tarde desta sexta-feira (30), na Secretaria de Estado da Saúde (SES), de videoconferência com a Sala de Situação Nacional mais os estados do nordeste. O encontro acontece todas as sextas-feiras e tem como objetivo alinhar as ações que vêm ocorrendo em todos os estados no combate ao mosquito Aedes aegypti.

As principais questões colocadas em pauta foram a realização do Levantamento de Infestação Predial (LIRAa), que deverá acontecer durante todo o mês de outubro e primeira semana de novembro, coleta de pneus, atualização da base da dados da Saúde, além da atuação da SES no Jogos Escolares da Juventude, que aconteceram de 20 a 29 deste mês. “A videoconferência de hoje teve o intuito de fazer o repasse dos informes das ações coordenadas pelo âmbito nacional e suas recomendações. Elas são sempre válidas por fazer esse alinhamento entre as Salas Estaduais de Situação com a Sala Nacional, buscando dar um melhor direcionamento nas ações contra o Aedes nos 223 municípios paraibanos”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

Na ocasião, Renata destacou o trabalho realizado pela SES durante os Jogos Escolares da Juventude. “A SES participou, por meio da equipe de Vigilância Ambiental, dos Jogos Escolaresda Juventude, que ocorreram em várias escolas da capital, assim como no Centro de Convenções e na Vila Olímpica. Durante todos os dias de jogos, trabalhamos a conscientização dos estudantes sobre como eliminar os criadouros do Aedes aegypti, criando assim uma forma de trabalhar educação em saúde no foco do combate ao mosquito com aqueles alunos” concluiu Renata.