Fale Conosco

5 de maio de 2017

Governo participa de Seminário sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa




roziane marinho sec executiva educacao pb foto walter rafael 3 270x191 - Governo participa de Seminário sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) participou nessa quinta-feira (4) do Seminário sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento, realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocorreu até esta sexta-feira (5), no Centro de Ciências Letras e Artes (CCHLA), e contou com a presença da secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho.

O objetivo do encontro foi discutir o Pnaic como política de formação de professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, bem como de avaliar o programa em 2016 e discutir a formatação do programa para o ano de 2017, que começa no segundo semestre. Segundo Roziane Marinho, “o Pnaic tem registrado importantes impactos na política de formação dos professores e no resultado do desempenho dos alunos”.

roziane marinho sec executiva educacao pb foto walter rafael 2 270x191 - Governo participa de Seminário sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaDentre os temas em discussão estão: Reflexões sobre as práticas pedagógicas do Pnaic, Política pública de formação de alfabetizadores; Estratégias para a implementação da formação na Regiões, Ações prospectivas das Instituições de Ensino Superior (IES) sobre a caminhada construída, grupos de trabalho, plenária e exposição dos materiais produzidos pelos IES.

O Programa é compartilhado entre a União, o Estado e os Municípios, e a Paraíba é responsável pela execução do programa tanto na rede estadual, quanto nas redes municipais, previsto na Constituição Federal e na LDB.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do distrito federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

forum nac pela alfabetizacao foto walter rafael2 270x191 - Governo participa de Seminário sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaEm atividade desde 2013 no Brasil e na Paraíba, a Formação do Pnaic, sob a responsabilidade da UFPB, já traz resultados positivos para o ensino local. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), cerca de 20 municípios do Estado encontram-se hoje acima da média nacional (3.8), entre eles Boa Vista, com média 6.6, e Várzea com 6.5. O índice sintetiza dois conceitos importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática.