João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de seminário sobre desenvolvimento econômico em parceria com a UFPB

quarta-feira, 31 de agosto de 2016 - 10:48 - Fotos:  Alberi Pontes

O Governo do Estado, através de uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba, deu início na noite dessa terça-feira (30) ao seminário “O Futuro do Desenvolvimento: o Brasil, o Nordeste e a estratégia de arranjos produtivos locais”, com a presença de representantes de ambas as instituições. O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças da Paraíba, Tárcio Pessoa ministrou a palestra “A conjuntura nacional e suas repercussões no Nordeste”, representando o governador Ricardo Coutinho.

Na palestra magna, o secretário apresentou o programa Paraíba 2040, modelo de desenvolvimento criado pelo governo estadual que pretende se estender pelos próximos 25 anos, com uma série de diretrizes para proporcionar um desenvolvimento sustentável ao estado. Em sua fala, Tárcio destacou a importância dos arranjos produtivos locais (APLs) para a sustentabilidade do programa.

Outro ponto destacado pelo secretário foi a situação atípica da Paraíba que, apesar do momento econômico delicado do país, ainda consegue extrair números positivos. “Isso só foi possível porque priorizamos dois pilares fundamentais: o pagamento de pessoal e o incremento nos investimentos. Dessa forma, conseguimos manter o equilíbrio no orçamento, por conta do retorno econômico que essas duas bases solidificadas proporcionam”, afirmou. Representando a gestão estadual, estiveram presentes na mesa de abertura do seminário, além de Tárcio, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, e o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro.

Na cerimônia, também estavam presentes a reitora da UFPB, Margareth Diniz, o professor da UFRJ e coordenador-geral da Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist), José Eduardo Cassiolato, o superintendente do Banco do Nordeste, Wesley Maciel, o professor da UFPB e coordenador do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social (PLADES), Paulo Fernandes, o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, a coordenadora estadual do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (NEAPL-PB), Delma Aquino, e o representante da FIEP-PB, Edmundo Barbosa.