Fale Conosco

4 de junho de 2009

Governo participa de seminário sobre água e desenvolvimento



O secretário da Infraestrutura e da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Francisco Sarmento, está em Salvador (BA) representando o Governo da Paraíba no seminário nacional ‘Nordeste: água, desenvolvimento e sustentabilidade’. O evento, que faz parte da Semana do Meio Ambiente, reúne especialistas no assunto, autoridades diversas, secretários e dirigentes de órgãos estaduais de meio ambiente e recursos hídricos do País.
O seminário é visto como uma oportunidade de discussão das experiências e os desafios políticos do desenvolvimento sustentável com foco na integração das políticas públicas de Recursos Hídricos.
Francisco Sarmento falou das experiências da Paraíba na questão do desenvolvimento sustentável e abordou o projeto que vai mapear as vulnerabilidades do Estado diante dos impactos das mudanças climáticas.

“Há informações de que as mudanças climáticas poderão provocar uma redução de até 11% no PIB nordestino, ou seja, a economia regional sofrerá os impactos climáticos e terá uma capacidade menor de gerar renda. Por isso, a confecção do mapa é importante, pois a finalidade é identificar os problemas com eventos extremos (secas e enchentes) para direcionar as políticas públicas de adaptação às vulnerabilidades. Também será possível com o mapa calcular o custo do aquecimento global para a economia nordestina. É uma maneira de achar um atalho mais rápido para implementar medidas que são urgentes”, avaliou.

Os temas do seminário são ‘Políticas públicas: água, desenvolvimento e sustentabilidade’; ‘Convivência com a seca: os desafios às políticas públicas’; ‘Usos múltiplos das águas: desafios da gestão participativa’ e ‘Sustentabilidade ambiental e a desertificação’.

Adja Brito, da Seinfra