João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de reunião com representantes da comunidade cigana e Energisa

sexta-feira, 28 de agosto de 2015 - 10:45 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Cida Ramos, participou na manhã dessa quinta-feira (27) de reunião na Energisa, em João Pessoa, para ajudar a negociar uma dívida de energia das famílias da Comunidade Cigana de Sousa.

Ficou acordado que técnicos da Sedh irão emitir documentos da população cigana para que as famílias possam ter acesso a benefícios sociais, inclusive, à Tarifa Social da Energisa. Em seguida será feito uma renegociação da dívida, que varia de acordo com cada caso.

“O propósito do Governo do Estado e da Energisa é que a população acesse um bem fundamental, que é a energia. Então, temos certeza que iremos solucionar o problema. Tem a Tarifa Social, que é uma conquista importante, que eles podem ter acesso, mas por falta de documentação básica, eles não têm. Então nós estamos caminhando para solucionar todos estes problemas”, destacou a secretária Cida Ramos.

Para um dos representantes da comunidade cigana, Ronaldo Carlos, a participação do Governo do Estado na reunião com a Energisa foi importante porque vai ajudar a resolver o problema de energia na comunidade.

“Acredito que tudo vai ser resolvido, porque a professora Cida chegou e disse que vai fazer os documentos para que possamos ser inseridos no Cadastro Único e assim realizar o sonho do cigano, que é voltar a ter energia”, disse.

O representante da Energisa na reunião, Rainilton Gomes, gerente do departamento comercial da empresa, destacou que alguns encaminhamentos foram dados para solucionar o impasse.

“A Energisa tem interesse total em regularizar a situação em Sousa e, junto com parceiros importantes como o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, vamos chegar a um denominador que é a regularização da comunidade e incluí-los em outros projetos sociais que a Energisa já oferece à população. Com relação ao débito, estamos estudando e faremos uma adequação. Mas, a primeira etapa será cadastrá-los e depois negociar o débito”, frisou.

A reunião contou ainda com representante da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, o gerente executivo de Equidade Racial, José Roberto da Silva, além de técnicos da Energisa e representantes da comunidade cigana de Sousa.