João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de Oficina Internacional para Pessoa com Deficiência

terça-feira, 7 de maio de 2013 - 08:35 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano, participa nesta quarta-feira (8) da Oficina Internacional da Pessoa com Deficiência, realizada em Brasília. Entre os convidados estão países como Canadá, França, Estados Unidos e Espanha.

Na ocasião, serão apresentadas experiências positivas implantadas na Paraíba como o Centro Dia em João Pessoa, o primeiro do Brasil cofinanciado pelos poderes Estadual, Federal e Municipal, além de duas Residências Inclusivas para pessoas com deficiência, sendo uma na capital e outra em fase de implantação no município de Santa Rita.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, que também preside o Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), vai ressaltar os avanços que a Paraíba conquistou para atender a população com algum tipo de deficiência.

“Participar deste evento é o reconhecimento do nosso trabalho que iniciou em 2011 e tem se intensificado. O Governo do Estado tem ampliado o atendimento para as pessoas com deficiência. Temos a expansão de novos serviços em Lucena, em Sapé, em Sousa. Temos também a questão da ampliação da oferta de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção que foi instalada”, disse.

Ela lembrou ainda outras iniciativas importantes realizadas pelo Governo do Estado em  várias áreas. “Temos não só a oferta de serviços como também temos atuado decisivamente no processo organizativo da pessoa com deficiência, na questão do emprego e renda. O próprio Detran deu exemplo ao contratar pessoas com deficiência para postos de trabalho do órgão. Então, o Governo do Estado é reconhecido por esse trabalho e fico feliz em ter sido convidada pela Presidência da República para falar na abertura do evento”, destacou.

Avanços – Outra ação do Governo do Estado é a articulação com os municípios para a adesão ou renovação ao Programa BPC na escola, que oferece auxílio para a família das pessoas com algum tipo de deficiência.

A implantação do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, em 2011, com sede na Sedh, propiciou a integração dos órgãos e entidades da administração pública estadual que atuam na área de defesa e proteção dos direitos das pessoas com deficiência. Desta forma, ações na área da educação e saúde foram realizadas em todo o Estado.

Recentemente, a Paraíba entregou mais de 200 transportes escolares acessíveis, realizou formação para professores e tradutores-intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de aplicação do Curso Buscando Competências para os educadores.

Outra ação é a implantação de duas Centrais de Libras, sendo uma em João Pessoa e outra em local a ser definido. Também foi criado o Grupo Condutor para implementar a Rede de Cuidados para as Pessoas com Deficiência e o fortalecimento de 17 centros de reabilitação.

Na saúde, destaque para a implantação do Centro Especializado de Habilitação e Reabilitação, em Sousa, e a implantação de Oficinas Ortopédicas, além da qualificação de odontólogos nos Centros Especializados em Odontologia para tratar a pessoa com deficiência.