João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de negociação com famílias de área em conflito de Rio Tinto

quinta-feira, 29 de junho de 2017 - 17:33 - Fotos: 

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Cida Ramos, voltou a se reunir nesta quinta-feira (29) com representantes das famílias de agricultores de comunidades rurais do município de Rio Tinto, Região do Litoral Norte do Estado, que estão sendo ameaçados de despejo.

A reunião contou com a participação do representante do Ministério Público Federal, procurador José Godoy Bezerra de Souza, do deputado federal Luís Couto (PT), deputado estadual Frei Anastácio (PT), representante da Polícia Militar, coronel Roberto, e de entidades sindicais.

A secretária lembrou que foi procurada por um grupo de agricultores que estão sendo ameaçadas de despejo das terras onde residem há cerca de 100 anos. “A participação da Sedh foi importante porque fez a mediação para a não desocupação de área no município de Rio Tinto, o que possibilitou que a Justiça emitisse parecer, por meio de liminar, evitando a desocupação e garantindo a posse. É uma luta que será enfrentada de forma conjunta pelo Ministério Público Federal, Universidade Federal – que fará um estudo da área que tem boa parte pertencente à União -, e onde as famílias moram há mais de 100 anos, ou seja, mais de quatro gerações plantando alimentos para seus sustentos e para comercialização. Famílias essas que são as verdadeiras donas das terras”, afirmou Cida Ramos.

O procurador José Godoy Bezerra de Souza elogiou a postura do governador Ricardo Coutinho, que através da secretária Cida Ramos, e num momento de conflito, dialogou e buscou soluções para um desfecho menos traumático. “Foi uma reunião propositiva, que sai com encaminhamentos definidos. E feliz com a sensibilidade dos órgãos governamentais para com a situação da cidade de Rio Tinto. Celebrar ter conseguido sensibilizar o desembargador que tomou uma decisão muito sensível e corajosa”, declarou o procurador.