João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de mobilização de enfrentamento da exploração sexual infantil no Ponto de Cem Réis

quarta-feira, 18 de maio de 2016 - 18:20 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), participou, na tarde desta quarta-feira (18), de mobilização no Ponto de Cem Réis organizada pela Rede Interinstitucional de Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi). Na ocasião, foi divulgado o Disque Estadual 123, que atende denúncias de todo tipo de direito violado de forma sigilosa.

Nesta sexta-feira (20), a partir das 8h30, no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, a Sedh, em parceria com o Instituto Cores, realiza o Workshop “Prevenção da Violência Sexual contra criança e adolescente: Estratégia Prática Lúdico-Pedagógica”, para profissionais da educação, assistência social e saúde. O evento será com a pedagoga, especialista em Educação Sexual, Caroline Arcari, de Goiás.

“Estamos realizando várias atividades neste mês de maio para alertar a população sobre a importância de denunciar e ajudar a enfrentar a exploração sexual que acomete crianças e adolescentes em todo o Brasil. Nesta quarta, estivemos em escolas falando para professores e adolescentes sobre o que é a exploração sexual e os sintomas que a vítima pode apresentar, além de também participar da mobilização no Ponto de Cem Réis”, informou Cristina França, coordenadora das Ações Estratégicas de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Criança e Adolescente da Sedh.

Ela destacou ainda que em todo o Estado estão acontecendo atividades realizadas por meio dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), regionais e municipais, além de visitas a escolas (públicas e privadas), rodas de conversas e palestras que têm como objetivo orientar a população sobre uma das piores formas de violência sexual, que se configura na exploração sexual. 

Lançamento livro – Ainda como programação do enfrentamento da exploração sexual infantil, na segunda-feira (16), na Fundação Casa de José Américo, a Sedh em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, realizou evento para o lançamento da publicação “25 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Conquistas e Desafios”, do professor Humberto Miranda, de Pernambuco.

Participaram da ação a Rede de Garantia aos Direitos de Criança e Adolescente, Cedca-PB, conselheiros tutelares e de direito, entre outros. Antes da abertura do evento, houve a apresentação dos adolescentes do Prima, um projeto social do Governo do Estado, que visa uma maior interação de crianças, adolescentes e jovens por intermédio da música e arte.