João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de lançamento do plano de combate à dengue no Conde

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014 - 17:35 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, participou, nesta sexta-feira (7), do lançamento do Plano de Contingência do município do Conde com ações de combate à dengue para todo o ano de 2014. O ato aconteceu na quadra de Jacumã, onde foram distribuídos panfletos educativos e um cronograma de orientação a respeito da coleta de lixo, informando os dias das coletas e como armazenar adequadamente esse lixo, a fim de prevenir o acúmulo inadequado.

Os Planos de Contingência dos 223 municípios paraibanos foram construídos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) que dá suporte a todos eles com o carro fumacê à disposição quando necessário; na qualificação de profissionais no manejo clínico da dengue e dos agentes de endemias no trabalho de campo; distribuição de larvicida e adulticida; de material educativo e monitoramento de casos graves e óbitos.

O Governo do Estado está à disposição dos municípios para ajudar no que for possível para manter a dengue sobre controle no Estado”, garantiu o gerente operacional de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Geraldo Moreira, que esteve na solenidade acompanhado da responsável técnica da dengue da SES, Izabel Sarmento, que falou em nome da Secretaria. “Hoje é um dia importante porque o trabalho que começa agora envolve toda a comunidade e só dessa forma combateremos a dengue”, declarou.

A prefeita do Conde, Tatiana Lundgren, agradeceu o apoio do Governo do Estado em todas as ações do município, acrescentando que o governador Ricardo Coutinho não tem medido esforços em atender às reivindicações do Conde.

O plano – Estão previstos no Plano de Contingência do Conde diversas ações, entre elas, palestras nas escolas; intensificação das visitas nas casas e uma ação específica no período do carnaval. “Em Jacumã tem quatro mil habitantes, no carnaval este número aumenta para cerca de 10 mil. Por isso aproveitaremos para intensificar as ações”, disse Guiomar Medeiros, coordenadora de Vigilância em Saúde do Conde.

Outra ação que está no Plano é a parceria com as Secretarias do município e outras instituições. “Por meio dessas parcerias teremos informações das formas de evitar a dengue nos carnês do IPTU e nas contas de água e luz”, explicou o secretário municipal de saúde, José Francimar Veloso.

Ainda houve uma visita ao Laboratório de Entomologia da SES, onde houve exposição de toda a estrutura do mosquito Aedes Aegypti (ovo, larva, pupa, adulto), explicando como reconhecer, a fim de informar a comunidade como ele é e como se comporta.

Cristiano Rodrigues, de 11 anos, aluno de uma escola de Jacumã, que também esteve no evento, disse que achou interessante a exposição e também aprendeu as formas de evitar a proliferação do mosquito. “Quando chegar em casa vou falar para os meus pais que garrafas devem ficar viradas; em pneus não pode ficar água acumulada e as caixas d’água devem ser tampadas”, falou.