Fale Conosco

18 de maio de 2012

Governo participa de lançamento de Projeto para Autonomia das Mulheres Rurais do Cariri Paraibano



O chefe da Seção de Desenvolvimento e Cooperação da União Europeia no Brasil, Jérôme Poussielgue, em visita à Paraíba nesta semana, conheceu as ações do Governo do Estado que incentivam a ampliação da renda da população do Cariri, especialmente das mulheres.  Ele veio participar do lançamento oficial do projeto “Mulheres Rurais: autonomia e empoderamento no Cariri Paraibano”, realizado pela Concern Universal Brasil, em parceria com o Cunhã Coletivo Feminista e cofinanciado pela União Europeia. A agenda da visita com atividades marcadas em João Pessoa, municípios do Cariri e em Campina Grande começou na última quarta-feira (16) e termina nesta sexta (18).

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, representou o Governo na solenidade de lançamento, que aconteceu na quinta-feira (17), no Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro. Na ocasião, a secretária e o conselheiro debateram possibilidades de parcerias entre o Governo do Estado, via Secretaria das Mulheres, e a Delegação da União Europeia no Brasil, com foco na autonomia econômica das paraibanas.

Projeto – Avaliado em cerca de R$1,8 milhão, o projeto “Mulheres Rurais: autonomia e empoderamento no Cariri Paraibano”  tem o objetivo de contribuir para o enfrentamento à pobreza e a melhoria das condições de vida das mulheres rurais do Cariri Paraibano. A iniciativa está acontecendo em oito municípios (Camalaú, Congo, Monteiro, Prata, Sumé, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Soledade), envolvendo 30 grupos produtivos compostos por 600 mulheres rurais produtoras de áreas de assentamentos e comunidades de agricultura familiar.

Os grupos trabalham com a produção de alimentos orgânicos, renda renascença, bordados, costura e vassouras ecológicas. As metas são aumentar a produção e a comercialização destes grupos para ampliar a renda das mulheres e suas famílias, além de prepará-las para participarem de forma qualificada de espaços de participação política.

Assembleia – Na manhã desta sexta-feira (18), a convite da Associação de Defesa dos Direitos da Mulher, a secretária Iraê Lucena também participou da 3ª Assembléia Geral de Mulheres, que aconteceu no município de Riachão. Na ocasião, ela apresentou as ações do Empreender Mulher, linha de financiamento do Governo Estadual, criada para incentivar, por meio de recursos financeiros, a geração de emprego e renda entre empreendedoras populares paraibanas, a partir da construção de negócios pautados na sustentabilidade. A Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana é responsável pela divulgação da linha, pela articulação de grupos de mulheres, associações e mulheres individuais e triagem das beneficiadas. O público-alvo do programa são mulheres em situação de violência atendidas pela Rede de Atenção e mulheres em situação de vulnerabilidade social organizadas individualmente ou em grupos, associações e cooperativas.