João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de fórum regional sobre políticas públicas de geração de energia solar para agricultores familiares

terça-feira, 7 de abril de 2015 - 17:14 - Fotos: 

Técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido participam nesta quinta-feira (9) do I Fórum da Energia Solar e I Conferência Regional da Sustentabilidade Ambiental na cidade de Pombal, no Sertão. Para o gerente executivo de projetos da secretaria, Geraldo Medeiros, o evento se faz necessário diante da conjuntura nacional e regional de escassez hídrica e limitações da atual matriz energética brasileira baseada no sistema hídrico. O encontro será realizado no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Pombal, a partir das 8h.

Além de Geraldo Medeiros, participarão os técnicos José Ulisses de Brito e Gildo César. No evento, eles abordarão as políticas públicas contidas no planejamento estratégico apresentado ao governador Ricardo Coutinho para a implantação de energia solar no semiárido paraibano. Os técnicos vão explicar detalhes do projeto do Governo do Estado de adquirir 100 sistemas de pequena irrigação utilizando a energia solar para 100 agricultores familiares do Estado. A iniciativa tem previsão de investimentos na ordem de R$ 472 mil e beneficiará 100 famílias.

“A intenção é levar esse projeto a diversos agricultores familiares, pois o semiárido paraibano possui clima propício para esse tipo de energia”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Lenildo Morais, destacando ainda que a energia solar tem capacidade para gerar energia para uma bomba d’agua, para poço semi-artesiano, com finalidade de uso doméstico, irrigação em hortaliças, e ainda, geladeira, televisão, antena parabólica e quatro bicos de lâmpadas.

Lenildo Morais ressaltou ainda que a secretaria vai trabalhar buscando parcerias de políticas públicas com os demais órgãos ligados ao setor, a exemplo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa), Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além dos movimentos sociais ligados ao campo para o setor.