João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de Feira Sertaneja de Economia Solidária, em Cajazeiras

sexta-feira, 18 de agosto de 2017 - 18:12 - Fotos:  Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, participou, nessa quinta-feira (17), da 10ª Feira Sertaneja de Economia Solidária, no município de Cajazeiras.  Durante dois dias, artesãos e agricultores familiares das regiões do Alto e Médio Sertão participaram de uma formação com palestras, debates, troca de conhecimento e a comercialização da feira com exposição de produtos de 60 pessoas dos diferentes segmentos. O evento encerrou nesta sexta feira (18), com a exposição de inúmeros produtos na feira.

Na ocasião, a secretária executiva Ana Paula Almeida, fez uma leitura da atual conjuntura da Economia Solidária,  falou sobre as diretrizes e normas a serem seguidas no funcionamento do Centro Público, local que servirá de vitrine e espaço fixo de comercialização permanente dos artesões e agricultores familiares que estão em seis regiões do Estado, por meio de pontos fixos. Ela informou ainda que o Ecoparaíba (centro público) será inaugurado no dia 31 de agosto.

“A importância de reunir empreendimentos no Alto Sertão paraibano é mostrar a diversidade e a organização de diversos grupos informais e cooperativas que visam formar e dar assessoramento técnico e estimular organização de redes e circuitos solidários que acontecem nessa região. A ideia desse encontro é dar continuidade às organizações que vieram da sociedade civil e que o Governo da Paraíba tornou política pública”, comentou Ana Paula.

O encontro reuniu redes regionais de comercialização dos municípios. A edição teve como objetivo fomentar e dar visibilidade aos empreendimentos, e este ano, trouxe um foco importante sobre como consolidar a criação da Cooperativa em Economia Solidária. A ação será um instrumento de comercialização que vai possibilitar aos grupos a viabilidade legal de seus produtos.