João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de feira em Brasília com renda renascença e labirinto

domingo, 1 de setembro de 2013 - 09:31 - Fotos:  Secom-PB

Com pontos românticos e sofisticados presentes em vestuários, peças exclusivas para o lar ou em aplicações modernas, as rendas renascença e labirinto feitas pelas mãos de artesãs paraibanas são destaque na terceira edição da Feira de Artesanato, Bordados e Rendas (Renda-se), no Pontão do Lago Sul, em Brasília, Distrito Federal. A feira começou na última quinta-feira (29) e segue até este domingo (1º).

No estande paraibano de 15 m2 estão presentes os trabalhos de 20 artesãs da Cooperativa das Bordadeiras de Lagoa Nova (Cooban), de 33 artesãs da renda labirinto da Associação das Artesãs Rurais de Serra Rajada do município de Riachão de Bacamarte e, também, trabalhos das 23 artesãs da Associação do Ateliê Renascença de São Sebastião do Umbuzeiro. Todas representadas pelas respectivas presidentes Ana Glória, Terezinha Matinhas Cristovam e Lourdinha Ramos.

“A feira tem por objetivo principal a comercialização de artesanato das tipologias exclusivamente de bordado e renda, voltados para objetos de casa, e incentiva a geração de emprego e renda através da comercialização dos produtos”, explicou a coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP, Ladjane Barbosa.

O “feito à mão” das artesãs que cria ar exclusivo e original às peças, tem atraído a atenção dos visitantes ao estande da Paraíba. De acordo com uma das organizadoras do PAP,  Lourdinha Guimarães Santos, devido a diversidade e qualidade da renda paraibana, o estande tem sido um dos mais bem visitados.

“Ainda não temos como contabilizar o que já foi vendido, mas entre as peças preferidas estão as de vestuário. No entanto, também têm sido vendidos bastante os artigos para utilidade doméstica como jogos americanos, panos de bandeja, caminhos e toalha de mesa, lençóis, além dos guardanapos e almofadas feitos em cambraia de linho”, avaliou Lourdinha, acrescentando que a renda está em alta na moda e decoração.

Na edição de 2013, a III Feira de Artesanato, Bordado e Rendas (Renda-se) selecionou  trabalhos de artesãos de todo o Brasil, tendo o cuidado de contemplar as cinco regiões brasileiras: Centro-oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. A programação oferece ainda palestras, rodada de negócios, “Oficina saber fazer” e muitos outros.

Mais sobre a “Renda-se” -  A feira de economia solidária traz ainda destaque nas coleções de marcas e estilistas nacionais e internacionais, bem como trabalhos premiados e já exportados de associações e grupos de rendeiras e bordadeiras de diversos estados brasileiros. Além disso, 10% do valor da venda dos produtos serão revertidos em doações para a manutenção do Lar São José, instituição que abriga idosos no Distrito Federal.f

Expositores – Além das rendas paraibanas, estão os bordados produzidos pelos artesãos da Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora de Sergipe (Asderen); Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas do Rio Grande do Norte (Timbaúba dos Batistas); Associação de Artesãos Mãos de Aparecida de Goiás (Mão de Aparecida); Programa de Artesanato da Bahia; Programa de Artesanato Mato-Grossense; Matizes Dumont, de Minas Gerais, do Distrito Federal, Mãos Que Criam (DF); Programas de Artesanato (Maranhão e Alagoas), Programa de Artesanato Paraense do Paraná, Santa Catarina, Piauí e de São Paulo.

Serviço – A feira acontece até este domingo, 1º de setembro, no Pontão do Lago Sul, em Brasília, no horário das 10h às 22h. A entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3365- 5201. ou pelo e-mail: iecap@iecap.org.br.