Fale Conosco

27 de novembro de 2015

Governo participa de evento alusivo aos dez anos do Sistema Único de Assistência Social



10 de Suas  2 portal 270x202 - Governo participa de evento alusivo aos dez anos do Sistema Único de Assistência SocialO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), participou nesta terça (24) e quarta-feira (25), em Alagoa Grande, de evento em comemoração aos dez anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com a presença de técnicos de mais de 60 municípios da região.

O evento, promovido pelo Conselho Intermunicipal de Gestores do Programa Bolsa Família e Cadastro Único PB, discutiu a operacionalização do Suas.

O secretário executivo da Sedh, Metuselá Agra de Mello, fez a abertura da solenidade representando o governador Ricardo Coutinho e a secretária da Sedh, Cida Ramos, e falou sobre o compromisso do Governo do Estado em garantir a efetivação do Suas na Paraíba. Também estavam na solenidade o prefeito da cidade, Hildo Régis, entre outras autoridades.

Palestras – A gerente executiva da vigilância socioassistencial, Jaciana Magalhães e a gerente operacional de Proteção Social Básica, Ediclê Travassos, ministraram palestras para os técnicos do Suas, com o objetivo de melhorar o atendimento na rede.

Avanços nos dez anos de Suas – A Sedh coordena programas importantes da assistência social, a exemplo do Bolsa Família, além de ter implantado outros como o Abono Natalino, um complemento de renda concedido às famílias em situação de vulnerabilidade social no fim do ano.

Também houve a ampliação para 26 Creas (Centros de Referência Especializados da Assistência Social) Regionais (cofinanciado pelo Governo do Estado), que garantem atendimento por uma equipe formada por psicólogo, assistente social, educador social e advogado.

Outras iniciativas da Sedh se destacam, como o cuidado com a pessoa idosa com o Programa Estadual Cidade Madura, residencial totalmente adaptado para a terceira idade, e o Projeto Acolher, destinado aqueles com 60 anos ou mais que vivem em instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis).

Já com relação à criança e adolescente, a Sedh tem mantido capacitação permanente com conselheiros tutelares e de direito por meio da Escola de Conselhos, implantou o Disque Estadual 123 que atende todo tipo de denúncia de direito violado e implantou o Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAAM), que protege a vítima e a família.

Uma iniciativa de destaque na Paraíba é o curso Capacita Suas, uma série de oito cursos sobre o Sistema Único de Assistência Social em que foram qualificados mais de 3,5 mil técnicos dos 223 municípios paraibanos. A Paraíba é um dos poucos estados a realizar o Capacita Suas neste ano.