João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de evento alusivo aos dez anos do Sistema Único de Assistência Social

sexta-feira, 27 de novembro de 2015 - 11:32 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), participou nesta terça (24) e quarta-feira (25), em Alagoa Grande, de evento em comemoração aos dez anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com a presença de técnicos de mais de 60 municípios da região.

O evento, promovido pelo Conselho Intermunicipal de Gestores do Programa Bolsa Família e Cadastro Único PB, discutiu a operacionalização do Suas.

O secretário executivo da Sedh, Metuselá Agra de Mello, fez a abertura da solenidade representando o governador Ricardo Coutinho e a secretária da Sedh, Cida Ramos, e falou sobre o compromisso do Governo do Estado em garantir a efetivação do Suas na Paraíba. Também estavam na solenidade o prefeito da cidade, Hildo Régis, entre outras autoridades.

Palestras – A gerente executiva da vigilância socioassistencial, Jaciana Magalhães e a gerente operacional de Proteção Social Básica, Ediclê Travassos, ministraram palestras para os técnicos do Suas, com o objetivo de melhorar o atendimento na rede.

Avanços nos dez anos de Suas – A Sedh coordena programas importantes da assistência social, a exemplo do Bolsa Família, além de ter implantado outros como o Abono Natalino, um complemento de renda concedido às famílias em situação de vulnerabilidade social no fim do ano.

Também houve a ampliação para 26 Creas (Centros de Referência Especializados da Assistência Social) Regionais (cofinanciado pelo Governo do Estado), que garantem atendimento por uma equipe formada por psicólogo, assistente social, educador social e advogado.

Outras iniciativas da Sedh se destacam, como o cuidado com a pessoa idosa com o Programa Estadual Cidade Madura, residencial totalmente adaptado para a terceira idade, e o Projeto Acolher, destinado aqueles com 60 anos ou mais que vivem em instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis).

Já com relação à criança e adolescente, a Sedh tem mantido capacitação permanente com conselheiros tutelares e de direito por meio da Escola de Conselhos, implantou o Disque Estadual 123 que atende todo tipo de denúncia de direito violado e implantou o Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAAM), que protege a vítima e a família.

Uma iniciativa de destaque na Paraíba é o curso Capacita Suas, uma série de oito cursos sobre o Sistema Único de Assistência Social em que foram qualificados mais de 3,5 mil técnicos dos 223 municípios paraibanos. A Paraíba é um dos poucos estados a realizar o Capacita Suas neste ano.