João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de Colóquio Internacional de Política Social

quinta-feira, 17 de novembro de 2016 - 09:46 - Fotos:  Cláudia Belmont

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), participa até esta sexta-feira (18), do 1º Colóquio Internacional de Política Social realizado no auditório Aruanda da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento reúne um público formado por pesquisadores, professores, alunos e profissionais da área.

A abertura do evento aconteceu na tarde dessa quarta-feira (16) com a apresentação do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima). A secretária da Sedh, Cida Ramos, abriu o evento. Ela destacou “Dilemas e Desafios para a Gestão da Proteção Social na Contemporaneidade Brasileira”, fazendo um paralelo entre o cenário político brasileiro e mundial.

“Enquanto gestores e formuladores das políticas sociais, não podemos permitir nenhum tipo de regressão. Nosso papel é o planejamento e ampliação dessas políticas”, ressaltou. 

Colóquio Internacional – O Colóquio tem como objetivo socializar e divulgar os resultados e produtos do Projeto Casadinho/Procad coordenado pelo  Núcleo de Estudos e pesquisas em Políticas Sociais/NEPPS/PPGSS, em parceria com Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP.

A 1º Mesa falou sobre “O estado do bem-estar e as dinâmicas territoriais contemporâneas na Europa”, tendo como coordenadora e mediadora a professora Doutora, Mariangela Belfiore Wanderley da PUC-SP.

Os conferencistas foram os professores doutor Francisco Javier Moreno Fuentes (CSIC – Madrid/Espanha), que abordou as políticas sociais na Europa e novas territorialidades: : Migrações e Multiterritorialidades; Prof. Dr. Pau Marí-Klose (CSIC – Espanha) com o tema Políticas sociais e a transferência de renda na Europa: família e gênero e o Prof. Dr. Jorge Manuel Leitão Ferreira (ISCTE/LISBOA – Portugal) que destacou “As políticas de família na contemporaneidade: A dimensão ecos-social na intervenção territorializada”. 

Mesa de abertura – A mesa de abertura, além da secretária Cida Ramos, contou com a professora doutora Marinalva Conserva, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Sociais e do Procad Casadinho da UFPB e da professora doutora Socorro Vieira, coordenadora do Curso de Pós-graduação em Serviço Social da UFPB.

Também participaram da mesa de abertura a professora doutora Mariângela Belfiore, chefe de gabinete da reitoria da PUC/SP e coordenadora do Procad Casadinho, na PUC; professora doutora Jolinda de Moraes, da Universidade Estadual de Londrina e da professora doutora Maria Lúcia Garcia representante da Capes.  

Programação – Nesta quinta-feira (17), haverá a Mesa 2, com o tema “Transferência de renda em debate: direitos, dilemas e desafios para gestão da Proteção Social Brasileira” e a tarde, a partir das 14h30, tem a Mesa 3 que abordará o tema “Territórios e multiterritorialidades em diálogo: os chãos como ponto de partida para as políticas sociais brasileiras”.

Já no último dia, na sexta-feira (18), às 9h, tem a Mesa 4 com o tema “Estado brasileiro, direitos constitucionais e os desafios da proteção social no Século XXI”. O evento será encerrado no período da tarde com reunião para consolidação da Rede Acadêmica Internacional: coordenadores, professores e convidados. Em seguida, haverá atividade cultural.