João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de audiência no Senado sobre açude ‘Boqueirão’

quarta-feira, 27 de novembro de 2013 - 09:45 - Fotos:  Francisco Morais/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), participa, na manhã desta quarta-feira (27), de uma audiência pública no Senado Federal, em Brasília, sobre a situação do açude Epitácio Pessoa (o ‘Boqueirão’). O reservatório, que abastece Campina Grande e cidades vizinhas, comporta mais de 411 milhões de metros cúbicos de água e atualmente está com 39,6% da capacidade.

Atendendo ao convite da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, vai apresentar as ações realizadas pelo Governo do Estado para racionalizar o uso da água. Desde a segunda quinzena de julho, o consumo foi controlado por conta do nível do açude. Só podem ser irrigadas áreas com até cinco hectares.

O Epitácio Pessoa é um dos açudes que menos nos preocupa. O nível está dentro do esperado. Mesmo que não chova nada, ele tem que capacidade de abastecer Campina Grande até o início de 2015. E nós sabemos que é muito pouco provável que não haja recarga até lá. Contudo, ampliamos a fiscalização sobre os irrigantes e estamos combatendo todas as formas de desperdício”, informou João Vicente.

Também participam da audiência pública, representantes da Agência Nacional das Águas (ANA); Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba; Ministério Público da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba; Curadoria do Meio Ambiente de Campina Grande; Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e Associação Comercial da Paraíba.