Fale Conosco

11 de junho de 2012

Governo participa de abertura da V Semana Municipal de Políticas sobre Drogas



Na manhã desta segunda-feira (11), foi realizada a abertura da V Semana Municipal de Políticas Educativas sobre Álcool e outras Drogas. O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), em parceria com o Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD), do Governo do Estado.

A solenidade aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e contou com a participação de representantes da esfera governamental, como também da sociedade civil, envolvidos na temática antidrogas na Paraíba. Com o lema “Aposte na Vida”, a V Semana Antidrogas tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a problemática das drogas, enfatizando as experiências comunitárias que têm colaborado para o seu enfrentamento.

Em seu discurso, o gestor do PEPD, João Pereira Gomes Filho, ressaltou a importância de parcerias nas articulações de combate às drogas. “Quando vemos tantas instituições envolvidas nessa luta, temos a certeza de que estamos no caminho certo. O Estado está se mobilizando para acabar com o consumo e, consequentemente, o tráfico na Paraíba. É mais barato prevenir do que reprimir, daí surge a nossa luta”, afirmou. João Gomes Filho destacou ainda o atendimento em alas distintas para dependentes químicos em hospitais, como uma das grandes conquistas adquiridas esse ano.

Durante todo o dia, profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizaram ações em pontos estratégicos de João Pessoa por meio de um comando educativo e de segurança em defesa da vida. Dentro da programação, consta ainda a realização do Fórum Municipal de Práticas Educativas sobre Álcool e outras Drogas, que terá como um dos palestrantes o coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Chaves de Oliveira, o Dr. Laco. Ele é um dos responsáveis pela operação que invadiu a área conhecida como “Cracolândia” para a dissolução do uso de entorpecentes na região central de São Paulo.

Para a presidente do Comad, Rizonete Gomes, a intenção do evento é dar visibilidade às ações preventivas e refletir sobre as carências que ainda fazem parte do cotidiano da comunidade. “Estamos focados nos serviços, no usuário e na comunidade, para que ela se envolva na temática de enfrentamento às drogas”, disse.

Ainda dentro da programação, constam mesas-redondas, curso de atualização sobre prevenção ao consumo de drogas nas escolas, lançamento de cordel e uma sessão especial na Câmara Municipal. Um dos pontos fortes do encontro serão os relatos de ex-dependentes químicos, sobre o passo a passo do processo de recuperação.

A V Semana de Políticas sobre Álcool e outras Drogas será encerrada no domingo (17) com a pedalada “Aposte na Vida”, com concentração a partir das 7h, na Praça da Independência, até o Busto de Tamandaré. Dentre as instituições parceiras da Semana, estão a Casa Civil da Paraíba, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Saúde, Organizações Não-Governamentais e sociedade civil.