João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil em Itaporanga

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014 - 19:03 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e da Defesa Civil, participará da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, que acontecerá na cidade de Itaporanga, nesta quarta-feira (12), na Escola Modelo – Avenida João Silvino da Fonseca.

Com o objetivo de promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas, a Defesa Civil Estadual articula e oferece todo suporte necessário para os municípios realizarem a 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. A cidade de Itaporanga é a sede do terceiro encontro realizado no estado. Bayeux e Campina Grande já realizaram as Conferências reunindo outros 48 municípios paraibanos e aprovando 32 propostas.

O terceiro encontro estadual vai reunir representantes da sociedade civil, do poder público nas diversas esferas, agentes de Defesa Civil, associações comunitárias, entidade de classe, e a comunidade científica de 20 municípios, visando preparar melhor os gestores e a população para as ações de proteção a serem tomadas em caso de desastres. Durante a Conferência Intermunicipal também serão eleitos os delegados que vão representar os municípios na etapa estadual.

As Conferências trazem como tema central “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional” separado em quatro eixos temáticos: Gestão Integrada de Riscos e Respostas a Desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil; Gestão do conhecimento em Proteção e Defesa Civil; Mobilização e Promoção de uma resposta de Proteção; e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

O gerente executivo estadual de Defesa Civil, coronel Cícero Hermínio, informou que as conferências serão realizadas em todo Estado. “O nosso objetivo é alcançar todos os municípios do Estado, por isso uma programação com 13 Conferências Intermunicipais foi preparada. Estamos participando diretamente da realização das Conferências que servem como etapa preparatória para o encontro estadual a ser realizado no dia 10 de abril e para o nacional, entre os dia 27 e 30 de maio”, afirmou.

O evento – O encontro começará às 8h com o credenciamento, que segue até às 9h. No turno da manhã, estão programadas palestras e exposições. Já na parte da tarde, os participantes serão divididos em quatro grupos. Cada um vai discutir e elaborar propostas partindo dos eixos temáticos.

Municípios participantes – Participam da conferência em Itaporanga os municípios de Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana, Serra Grande.