João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de 1º Fórum Paraibano Água e Saúde Ambiental

segunda-feira, 17 de março de 2014 - 18:42 - Fotos: 

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Em alusão à data, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Funasa, realiza nesta segunda (17) e terça-feira (18), das 8h30 às 17h30, o “1º Fórum Paraibano Água e Saúde Ambiental”. O evento é direcionado aos gestores municipais, pesquisadores, estudantes universitários e servidores públicos com atribuições relacionadas à água e à saúde ambiental, e tem como objetivo debater assuntos relacionados aos recursos hídricos da Paraíba. O fórum está sendo realizado no auditório da Funasa, em João Pessoa.

O evento foi aberto pela superintendente da Funasa, Ana Claudia Oliveira Vital, e contou com a participação da chefe do Serviço de Saúde Ambiental, Francisca Heloísa. Durante todo o dia foram realizadas várias palestras, abordando temas como saneamento básico, água subterrânea no meio ambiento (aspectos quantitativos e qualitativos da preservação), água superficial (efeitos relacionados às cianobactérias) e abastecimento de água no semiárido.

Esse não é só um fórum para discutir a questão de informação e conhecimento, queremos ir além a fim de questionar, formar propostas para que depois possam ser encaminhadas para as instituições. Aqui a gente busca resultados, para tentar reverter à situação”, disse a chefe da Seção de Educação e Saúde Ambiental, Elma Maria Pimentel.

Elma ainda lembrou que é importante focar na questão da qualidade da água, e não na quantidade. “Às vezes a população vê aquela água limpinha, transparente, achando que aquilo ali é potável para consumo humano, mas na realidade quando é feita uma análise, a gente encontra micro-organismos que podem ocasionar, por exemplo, as diarreias. Então o nosso objetivo maior aqui é tentar sensibilizar esses gestores municipais, que eles são os responsáveis pela prestação do serviço na questão da água, para que eles se preocuparem e façam um acompanhamento na qualidade dessa água que esta sendo distribuída para a população”, explicou a gestora.

Simultaneamente, nos dias 17, 18 e 19, a partir das 8h, em Guarabira, Patos e Cajazeiras, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Cagepa realizam panfletagem e palestras em praça pública. A campanha, cujo slogan é “Água não se joga fora”, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do uso racional da água.

Na quinta-feira (20), haverá panfletagem nos bairros Bancários, Mangabeira e Valentina Figueiredo, na Capital. Na sexta feira (21), das 8h30 às 17h30, na Casa de Recepções Versailles, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, será realizada uma oficina de trabalho. A ideia é construir um plano de trabalho de ação conjunta entre as secretarias estadual e municipais de Saúde e Ministério da Saúde, frente aos surtos de Doença Diarreica Aguda (DDA) nos estados do semiárido nordestino.

No sábado (22), Dia Mundial da Água, terá mobilização no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, na capital, a partir das 7h, com apresentação de vídeos e palestras, além de aferição de pressão arterial e teste de glicose realizados por alunos da Facene/Famene. Estudantes de escolas do Valentina de Figueiredo também participarão realizando panfletagem.

Com toda esta programação, que tem o apoio de vários parceiros, pretendemos levar, ao conhecimento do público, medidas básicas para evitar o desperdício de água e se adotar o uso adequado para o consumo humano. E quando falo em água para o consumo humano não me refiro somente a de beber, mas também a de tomar banho, de escovar os dentes, de lavar utensílios domésticos, etc”, explicou Emanoel Lira, chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos, da SES.