João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa das comemorações dos 10 anos do Cefec, em Santa Rita

quarta-feira, 22 de março de 2017 - 18:09 - Fotos: 

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos, participou, nesta quarta-feira (22), das comemorações alusivas aos 10 anos do Centro de Formação Educativo Comunitário (Cefec), situado no bairro Marcus Moura, em Santa Rita, com o qual o Governo do Estado mantém parceria.

Na oportunidade, a secretária Aparecida Ramos, que representou o governador Ricardo Coutinho,  lembrou que o bairro apresentava altos índices de violência entre a juventude, e foi por meio do trabalho desenvolvido pelo Cefec que a realidade da comunidade passou por enormes mudanças. “Foi graças à parceria do Governo do Estado, através da Sedh e do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba – Funcep/PB, destinando recursos, que o Cefec pôde desenvolver seus trabalhos”, destacou.

Cida Ramos elogiou o trabalho da Irmã Antonieta de Francesco como diretora do Centro. “Como Secretária, fico muito feliz de poder testemunhar o trabalho da Irmã da Providência, Antonieta, na defesa de crianças, adolescentes, jovens e das famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, trabalho que mudou a cara da Comunidade Marcus Moura”, afirmou.

Já a coordenadora da Qualificação Profissional do Cefec, Regânia Paiva, destacou a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Humano com o Centro. “Definiria como sendo de uma importância incalculável, de fundamental importância, por permitir através do Funcep que cerca de 250 crianças tenham diariamente uma alimentação saudável. Alimentação essa que para muitas dessas crianças, que chegam às 13 h, é a primeira do dia”, lembrou agradecida.

Atualmente, o Cefec atende cerca de 250 crianças, de 8 a 13 anos, que frequentam o Centro no contra turno da escola. E mais 300 adolescentes e jovens, com idade entre 14 a 29 anos, que dispõem de cursos de qualificação profissional, nas áreas de informática (operadores básico e gráfico, montagem e manutenção), rotinas administrativas, operador de caixa, marcenaria, artesanato, corte e costura, embelezamento com corte e escova.

A solenidade de abertura contou com a participação da Orquestra Filarmônica do Cefec e a Banda de Música da Polícia Militar, que executaram clássicos da MPB, internacionais e folclóricas. Estiveram presentes a juíza da cidade de Bayeux, Conceição Marcicano; o major Barros, representando o Comando da Polícia Militar; a coordenadora Estadual do Proerd, Capitã Laura, entre outras autoridades.