Fale Conosco

8 de fevereiro de 2012

Governo participa da preparação de relatório global sobre EJA em Brasília



O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Afonso Scocuglia, participa nesta quarta-feira (8), em Brasília, da reunião da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (Cnaeja), com o objetivo de consolidar os dados do Brasil sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) que farão parte do Relatório Global em Aprendizagem e Educação de Adultos (Global Report on Adult Learning and Education – Grale II). O relatório está sendo produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Nele, estarão incluídas as políticas públicas direcionadas à alfabetização e à educação de jovens e adultos no mundo, a participação da sociedade em sua elaboração, as legislações dos países, as formas de financiamento e os indicadores de qualidade. O objetivo do Grale II é detectar os progressos alcançados e os desafios a ser vencidos desde a realização da 6ª Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea VI), em 2009, em Belém (PA).

“O Brasil está avançando na Educação de Jovens e Adultos, principalmente em decorrência de ações voltadas para o mundo do trabalho”, avaliou o secretário de Educação que, na comissão, também está representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Scocuglia ressaltou o papel fundamental exercido pelos estados na formulação e implementação de políticas públicas de EJA, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), e destacou a importância de serem mantidas ativas as comissões e as agendas territoriais de EJA nos estados e nos municípios.