Fale Conosco

25 de novembro de 2016

Governo participa da abertura de Fórum dos Direitos Humanos da OAB-PB



sedh Forum dos Direitos Humanos Foto Alberto Machado 3 270x191 - Governo participa da abertura de Fórum dos Direitos Humanos da OAB-PBO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), participou, na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Tribunal de Contas da Paraíba, da abertura do I Fórum de Direitos Humanos da Paraíba, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB).

O evento abordou temas como Tráfico de Pessoas, Direitos Humanos dos Migrantes, Violência de Gênero, Novas Relações Familiares e Homeafetividade. O Fórum visa, também, comemorar os 16 dias de ativismo em Direitos Humanos Internacionais, que engloba o combate à violência contra a mulher, o racismo e todos os tipos de preconceito.sedh Forum dos Direitos Humanos Foto Alberto Machado 10 270x191 - Governo participa da abertura de Fórum dos Direitos Humanos da OAB-PB

O presidente da OAB, Paulo Maia, fez a abertura do evento destacando que nos últimos anos os Direitos Humanos estão muito em evidência. Também ressaltou a necessidade de desmistificar o conceito de que Direitos Humanos existe só para defender bandido.


Compromisso  –
A secretária da Sedh, Cida Ramos, que representou o governador Ricardo Coutinho no Fórum, enfatizou o compromisso da atual gestão com os Direitos Humanos. Ela citou um dado divulgado nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Fundação João Pinheiro e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em que a Paraíba obteve avanços no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), passando da faixa de médio para alto desenvolvimento e que as políticas públicas precisam ser ampliadas para uma Paraíba ainda melhor.

sedh Forum dos Direitos Humanos Foto Alberto Machado 11 270x191 - Governo participa da abertura de Fórum dos Direitos Humanos da OAB-PB“É de suma importância dialogarmos sobre os Direitos Humanos, que são uma conquista da humanidade. Vivemos uma era de muitas incertezas, é preciso reafirmar direitos e ampliar as políticas para as mulheres, as pessoas com deficiência, além das políticas de proteção a criança e adolescentes, principalmente àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade. Reafirmando o que Hannah Arendt diz  ‘a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos’”.

Mesa de abertura – O início do Fórum, além do presidente da OAB, Paulo Maia e da Secretária da Sedh, Cida Ramos, contou com a presença da procuradora do TCE, Sheyla Barreto; o procurador da República na Paraíba, José Guilherme; promotora de Justiça de Defesa dos Direitos da Mulher de João Pessoa, Rosane Araújo; representante dos conselheiros da OAB, Gilberto Goes, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB, Wigne Nadjare.