João Pessoa
Feed de Notícias

Governo orienta municípios a atrair população para vacina contra a gripe

terça-feira, 20 de maio de 2014 - 10:35 - Fotos:  Secom-PB

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (23) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está orientando os gestores municipais que implementem, durante esta semana, estratégias para atingir as metas, bem como a regularização na alimentação das doses no sistema de informações.

Ainda estamos com 23 municípios apresentando coberturas abaixo de 50%. No entanto, todos os 223 já receberam mais de 95% do total de doses da vacina para a meta preconizada, que é de 80%. O que está faltando mesmo é a implantação das estratégias de vacinação para a busca dos faltosos”, disse a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.

Segundo dados parciais da SES, foram vacinadas em todo o Estado, até o último dia 19 de maio, 143.013 crianças, 27.161 gestantes, 282.866 idosos, 5.552 mulheres em pós-parto, 45.352 trabalhadores da saúde e 9.480 indígenas, o que representa um pouco mais de 60% do público-alvo (crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, idosos, além dos indígenas, presidiários, pacientes com comorbidades mediante indicação médica e profissionais da saúde).

Sessenta e sete municípios paraibanos já atingiram ou superaram a meta de cobertura para a campanha de influenza (80%). A expectativa da Secretaria de Saúde é que todos os esforços sejam feitos pelos municípios para que a meta seja alcançada até o dia 23 de maio e, dessa forma, seja evitado o surgimento de casos de gripe ou complicações causadas pela doença.