João Pessoa
Feed de Notícias

Governo orienta criadores sobre produção e armazenamento de ração animal

quarta-feira, 24 de maio de 2017 - 10:10 - Fotos:  Secom-PB

Desde o começo do ano a prática de silagem na alimentação animal para utilização durante o período de estiagens, preparada com sorgo, milho ou capim elefante, ocorre nas 15 regiões administrativas da Emater em todo o Estado, sobretudo com mais intensidade nos escritórios localizados no Sertão e Cariri. A ação segue orientação do Governo do Estado e da diretoria da Gestão Unificada, vinculada à Sedap, com efetiva participação de extensionistas que orientam os criadores.

Na região do município de Sousa a programação de armazenamento se estende por diversas comunidades rurais e nos primeiros meses do ano, como acontece em Vieirópolis onde são atendidos todos os criadores de bovinos, ovinos e caprinos, manifestam interesse em fazer silagem. Estão envolvidos na atividade alguns parceiros da Emater como a Prefeitura de Vieirópolis, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Neste mesmo município, no ano passado, foi realizado um Dia de Campo sobre Silagem, organizado pela Emater – Unidade Operativa de Vieiropólis, com acompanhamento do Escritório Regional em Sousa. O Dia de Campo estava dividido em estações onde os agricultores tomaram conhecimento sobre técnicas de armazenamento de forragem na forma de silagem. Retornando às suas propriedades rurais, eles procedem com a preparação dos silos e armazenamento da ração e continuam tendo a orientação e acompanhamento dos técnicos da extensão rural.

Na mesma região de Sousa, a Emater do município de São Francisco também vem realizando visitas técnicas de orientação às práticas para obter uma boa silagem, como aconteceu na comunidade Ramada. Todo o trabalho conta com o acompanhamento do coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino, o qual lembrou existir uma programação de outros treinamentos sobre esta técnica de armazenamento de ração animal para serem realizadas na região.

vieiropolis2 vieiropolis3Outras regiões – Na região de Pombal, com o acompanhamento do coordenador regional Leonar de Souza, nesta semana, os técnicos também orientaram os criadores sobre como proceder com o armazenamento de pastagem, a exemplo do que aconteceu no município de São Bentinho, onde criadores utilizam o processo de ensilagem para alimentar os animais no fim do ano, quando geralmente ocorre a escassez de ração.

Na comunidade Riacho dos Currais, o agricultor Jerônimo Santana, orientado pelo extensionista Messias Alves, da Emater, aderiu ao programa de silagem e demonstra os resultados.

Com o acompanhamento do coordenador regional Chico Acácio, também na região de Patos, no município de Malta, na terça-feira, dia 23, a Emater realizou na Comunidade Areias, um evento sobre conservação de forragens através da ensilagem, com a orientação de extensionistas. O evento contou com parceiros como a Prefeitura Municipal e Banco do Nordeste. Foram orientados oito agricultores familiares e foram armazenadas dez toneladas de milho.

– A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa-PB), integrante da Gestão Unificada, sempre trabalhou com pesquisas sobre a produção de ração animal, periodicamente realizando oficinas com criadores paraibanos como aconteceu durante o ano passado, visando orientar no armazenamento correto de ração.

Esta ação é parte do programa de “Qualificação de Arranjos Produtivos Locais de Caprinocultura Leiteira no Semiárido”, programa desenvolvido pela Emepa. A produção de ração é feita por meio de pesquisas com sorgo, silagem com resíduo de abacaxi, feno de capim buffel e tifiton, feno de marmeleiro, silagem de milho, entre outros. Ele destacou ainda a tecnologia dos blocos multinutricionais, servindo para suplementação nutricional dos rebanhos.

As pesquisas da Emepa ainda apontam como suporte na alimentação animal, resíduos agroindustriais de bagaço de cana, de abacaxi, cevada, sisal e cactáceas da caatinga.