João Pessoa
Feed de Notícias

Governo oferece serviços ao consumidor na Brasil Mostra Brasil

sexta-feira, 12 de julho de 2013 - 10:01 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-pb

Proteger, amparar e defender o consumidor de práticas comerciais abusivas e orientar a população sobre os riscos de doenças são alguns dos serviços oferecidos pelo Procon – PB e Secretaria Estadual de Saúde na 19ª Multifeira Brasil Mostra Brasil, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa.

O estande do órgão de defesa do consumidor é um dos mais frequentados do evento, onde os visitantes podem registrar reclamações, além de serem orientados sobre o consumo adequado de produtos e serviços dentro e fora da multifeira e outras demandas. “Estamos com o plantão de dúvida para alertar o consumidor no momento das compras para que possam fazer a pesquisa de preço e produtos, avaliar seu orçamento ou mesmo orientá-los sobre outros questionamentos que tenham sofrido como cobranças indevidas de faturas, panes de telefonia móvel ou mesmo a demora na entrega de produtos que tenham adquirido”, informou a coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-PB, Meriene Soares.

A Secretaria de Estado da Saúde também se faz presente na multifeira com um estande, onde oferece aos visitantes orientações sobre a prevenção e cuidados da hanseníase, verminoses, hepatites “b” e “c”, que são doenças graves e silenciosas, bem como informações sobre o diagnóstico precoce da imunodeficiência primária, HIV e gripe. No espaço ainda distribuição de preservativos, orientação sobre o uso do consumo do cigarro e derivados do tabaco e a coleta de assinaturas para o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública – Saúde Mais 10. “O objetivo é recolher em todo o país mais de um milhão de assinaturas para aumentar o repasse e os investimentos da União para a saúde”, explicou a coordenadora de Recursos Humanos do Hospital Clementino Fraga, Claudimere Coutinho.

Com a meta alcançada, a Lei Complementar 141 de 13 de janeiro de 2012 sofrerá modificações para que aumente o repasse de 8% para 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde, proporcionando um equilíbrio maior do orçamento nas esferas federal, estadual e municipal. A secretaria dispõe ainda de um estande para repassar informações sobre doação de órgãos e o funcionamento da Central de Transplantes da Paraíba.

Outra novidade da multifeira é o artesanato contemporâneo do designer de joias, Edmar Lansk. Com bijuterias que imitam o crochê tradicional feito com linhas, as peças são fabricadas em fios de cobre, prata e ouro, que têm chamado a atenção dos visitantes pela originalidade dos produtos. São pulseiras, colares, anéis e adereços para o cabelo com uma variação de preço entre R$ 35 e R$ 250 reais. “Já estou vindo do Salão do Artesanato de Campina Grande, onde participei pela primeira vez e vendi bastante os produtos com pedras preciosas da região. No entanto, agora estou me dedicando às joias contemporâneas e aqui já fechei vários negócios, entre eles, a encomenda de uma linha completa para um grande atacadista da Bolívia”, revelou o artesão Edmar.

Além desses estantes, vários órgãos do Governo do Estado participam do evento, entre eles, Polícia Militar da Paraíba, Corpo de Bombeiros, Fundação de Ação Comunitária (FAC), Programa de Artesanato Paraibano e a Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.

Mais espaço – Depois de 18 anos de sucesso consolidado, a BMB está sendo realizada no Salão de Feiras do Centro de Convenções, em um espaço ocupado de quase 12.000 metros quadrados, área para estacionamento com capacidade para 2.500 veículos e um público esperado de 120 mil visitantes em dez dias, com geração de cerca de mil empregos temporários, entre diretos e indiretos.

Brasil Mostra Brasil – Na feira, o público tem a oportunidade de ver salão de animais, veículos, artesanato nacional e internacional, danças gaúchas, BMB Fashion com desfile de moda, Mostra Militar do Exército, programas, projetos e serviços da administração pública. Também são expostos bijuterias, relógios, calçados, bolsas, sapatos, confecções, móveis, eletrodomésticos, enxovais, ferramentas em geral, informática e uma praça de alimentação com comidas regionais.

Novo horário – O horário de funcionamento nesses três últimos dias de evento (12, 13 e 14) foi modificado: das 14h às 22h. A Multifeira Brasil Mostra Brasil está sendo realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no Polo Turístico Cabo Branco, rodovia PB-008, em João Pessoa.