João Pessoa
Feed de Notícias

Governo oferece formação para 150 tutores do Proinfo Integrado

quarta-feira, 8 de abril de 2015 - 16:21 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação/Gerência do Programa das Tecnologias de Informática na Educação (Proted/Proinfo), realiza desta quarta-feira (8) a sexta-feira (10) o curso de formação para 150 Tutores do Proinfo Integrado. A capacitação está ocorrendo para educadores das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), nos quatro Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs), em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. Na Capital, a abertura do curso contou com a presença da secretária de Estado da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho.

Segundo ela, há um crescimento nas políticas de formação de educadores, o que fortalece o aprendizado e valoriza o profissional de Educação, resultando no melhor desempenho dos alunos e, consequentemente, na melhoria dos índices da Educação Básica. “Apesar da crise existente no país este é um momento de repaginar, fortalecer as políticas públicas de Educação, para que os professores façam uma ressignificação dos seus conhecimentos, para acompanhar as novas tecnologias, resultando em ganhos para ambos: alunos e professores”, avaliou Roziane.

A secretária destacou os investimentos que têm sido feitos pelo Governo do Estado no sentido de propiciar aos educadores a inclusão digital, por meio da distribuição de tablets, netbooks, laboratórios de robótica e capacitação, para que sejam aplicados novos recursos tecnológicos no ambiente escolar tornando-o mais prazeroso e atrativo para os alunos. “Falar a linguagem dos estudantes é a grande tarefa do educador na atualidade, para com isso atraí-los e conseguir melhores resultados”, ressaltou.

De acordo com o coordenador do Proinfo na Paraíba, Isidro Alves, a formação terá uma carga horária de 16 horas e é condição primordial, para o tutor classificado na seleção prévia, aplicar os conteúdos aos professores da rede estadual nos quatro módulos do Proinfo Integrado em 2015. “A partir da capacitação os tutores vão repassar os conteúdos aos professores, para que estes possam aplicar em sala de aula”, completou Isidro, acrescentando que para este ano a meta é capacitar cerca de 4.500 professores.

“No ano de 2014, a Paraíba alcançou o segundo lugar com o número de professores que participaram da formação”, ressaltou o professor Isidro. O Proinfo Integrado é composto por módulos, como: Introdução à Educação Digital, Aprendendo e Estudando com as Tecnologias da Informação (TICs), Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem. O projeto foi implantado no Estado há quase 20 anos, porém, nos quatro últimos anos foram capacitados aproximadamente 12 mil educadores, que ao final do primeiro módulo tiveram direito a receber um netbook.