Fale Conosco

19 de setembro de 2011

Governo oferece Formação Continuada para professores da rede estadual



A Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inscreve, a partir desta terça-feira (20), professores efetivos e prestadores de serviço da rede estadual de ensino na primeira etapa da Formação Continuada. Esta é mais uma ação do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”, voltada para a melhoria do ensino e aprendizagem para os professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e professores do Ensino Médio.

As inscrições vão até o dia 30 de setembro e podem ser feitas de forma online (pelo site www.paraiba.pb.gov.br/educacao) ou presencial, por meio dos 12 gerentes regionais de Educação, que vão entregar aos diretores das escolas as fichas de inscrições com o número correspondente de professores por escola, garantindo que as fichas e as orientações cheguem até a escola e se responsabilizando pela devolução das inscrições a SEE.

A formação será realizada em escolas ou polos dos municípios sedes das Gerências Regionais de Educação, aproximando-se da realidade das escolas. Os participantes, além de obter a certificação de curso de aperfeiçoamento pela UEPB, desde que cumpram o mínimo de 80% de freqüência terão pontuação para o prêmio Educador Exemplar, cujas inscrições ainda estão abertas.

A modalidade do curso desta primeira etapa é presencial e semipresencial, com carga horária de 180 horas, distribuídas em seis horas presenciais aos sábados, totalizando 60 horas de curso presenciais e 120 horas não presenciais. A duração é de 15 de outubro a 17 de dezembro de 2011. A formação ocorrerá em etapas e, no decorrer do processo, será oferecido um curso de especialização lato senso, que possibilite ao professor uma ascensão verticalizada.

De acordo com a secretária executiva de Estado da Educação, Márcia Lucena, esta é uma estratégia de qualificação e valorização profissional, voltada para a melhoria do ensino e aprendizagem dos conhecimentos historicamente construídos e aqueles relacionados à realidade de vida dos estudantes, agregando valores, objetivando a qualidade de vida e a participação cidadã. “Isso se dará na articulação dos oito eixos norteadores da política de Educação do Estado: educação e identidade, educação e cultura, educação e o campo, educação e cidade, educação e trabalho, educação e comunicação, educação e tecnologia, educação e cidadania”, ressaltou.

Clique aqui e confira o edital de chamamento:

 

[gview file="http://static.paraiba.pb.gov.br/2011/09/edital_de_chamamento_publico-ASJUR1.pdf"]