João Pessoa
Feed de Notícias

Governo nomeia representante indígena junto à Secretaria da Diversidade

quinta-feira, 26 de maio de 2011 - 11:58 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

Ricardo durante visita a aldeia. Foto: José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho (PSB) nomeou Sandro Gomes Barbosa para atuar como representante das comunidades indígenas na Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. Ele ocupará o cargo de agente de programas governamentais em defesa dos interesses dos índios da Paraíba.

A definição de que haveria a representação da etnia no Governo do Estado aconteceu quando o governador foi à Baía da Traição, em 19 de abril, para a comemoração Dia do Índio. Na ocasião participaram das comemorações povos das aldeias de Rio Tinto e Marcação. A nomeação do representante indígena potiguara foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado do dia 13 deste mês.

Segundo o secretário-chefe do Governo, Walter Aguiar, foi a própria comunidade indígena quem indicou o nome de Sandro Barbosa para ocupar a função, e o governador aceitou prontamente. Walter Aguiar lembrou que a questão indígena está contemplada dentro do programa de Governo de Ricardo Coutinho como forma de inclusão social. “Os indígenas nunca foram reconhecidos na Paraíba, nunca tiveram representação no Governo, e entendemos que valorizar a diversidade humana é fundamental para incluir”, disse.

A nomeação de Sandro Gomes cria a assessoria dos povos indígenas e cumpre compromisso do governador com essa comunidade. Com a institucionalização dessa representação, os povos indígenas terão, pela primeira vez na história da Paraíba, a oportunidade de participação da elaboração de políticas públicas de governo.