João Pessoa
Feed de Notícias

Governo nomeia 143 aprovados no concurso para agente penitenciário

quinta-feira, 16 de agosto de 2012 - 10:00 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), nomeou mais 143 candidatos aprovados no concurso público para Agente de Segurança Penitenciária, realizado em 2008. A relação dos nomeados está publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (16). A partir de agora, os nomeados se dirigem à Secretaria de Estado da Administração, no Centro Administrativo, em Jaguaribe, para tomar posse. Eles devem apresentar no ato da posse a portaria de nomeação e o laudo da Junta Médica do Estado.

O cuncurso público para Agente de Segurança Penitenciária ofereceu 2.000 vagas para candidatos do sexo masculino e feminino. Até agora foram nomeados 1.550 candidatos aprovados e classificados no certame, incluindo os 143 listados na edição do Diário Oficial desta quinta-feira. Os 143 nomeados são referentes ao 12º grupo que concluiu o curso de formação. Todos os agentes de segurança penitenciária concursados vão compor o efetivo das penitenciárias e cadeias públicas do Estado.

Formação – O 17º grupo, último do concurso, composto por 98 candidatos, vai concluir o Curso de Formação no próximo dia 25 de agosto, na Escola do Serviço Público do Estado da Paraiba (Espep). As aulas tiveram início no último dia 13. A formação tem duração de 100 horas-aula, o equivalente a duas semanas de aulas práticas e teóricas em horário integral. No período do estágio probatório serão oferecidas mais 100 horas-aula de formação continuada.

Após concluírem a primeira etapa de provas objetivas e discursivas, os candidatos aprovados passaram por uma avaliação psicológica até chegarem nesta última e terceira etapa de formação de agentes penitenciários. O Curso de Formação é dividido em cinco módulos, sendo quatro módulos de aulas teóricas e um de atividades práticas.