João Pessoa
Feed de Notícias

Governo monta toda estrutura do Praça da Gente em Princesa Isabel

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 - 19:48 - Fotos: 
A equipe de montagem do Programa Praça da Gente começou na manhã desta quinta-feira (18), o trabalho de montagem da estrutura na Praça Coronel Pereira Lima, no Centro de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba. Os serviços de saúde e cidadania serão oferecidos no próximo sábado (20), das 7h às 16h. A instalação do programa já está gerando expectativa aos moradores da cidade, que param, se informam e garantem que vão aproveitar todos os serviços da Praça.

Check-up geral – “Eu vou aproveitar bem e passar de médico em médico dessa praça. Há um ano fiz exame de mama no Recife e fiquei sabendo que tinha dois nódulos. Tomei remédio durante seis meses, mas não voltei mais no médico para saber se tinha ficado boa. Também vou ver se tiro meus documentos de casada, porque é sempre uma complicação quando preciso usar os de solteira. Pra mim, vai ser muito proveitoso, pena que só é um dia”, disse a auxiliar de serviços gerais Risonete Clementino da Silva, moradora de Princesa Isabel.

A princesense Jovelina Alves dos Santos tem 59 anos e disse que nunca fez um exame de mama. “Eu trabalho aqui perto da praça e achei muito bom esse programa ter vindo pra cá pra eu fazer esse exame de mama. Também quero saber se tenho diabetes, porque faz tempo demais que fiz o exame. Eu também sou auxiliar de serviços. A gente trabalha tanto, que se esquece da saúde”, disse.

Apoio da Prefeitura – A coordenadora do programa, Marie Madruga, disse que encontrou um apoio muito grande da Prefeitura de Princesa Isabel. “O prefeito Tiago Pereira colocou uma equipe muito boa à nossa disposição, que tem apoiado a equipe do Governo do Estado de forma incansável e irrestrita. O sucesso dessa ação em Princesa nós vamos dividir com o Município, que tem sido um parceiro excelente”, disse.

Estrutura e serviços – Dois caminhões e uma carreta trouxeram toda a estrutura do programa, que inclui 32 tendas, escovódromo, mesas e cadeiras. Estarão na Praça também seis unidades móveis da Secretaria de Saúde, duas do Corpo de Bombeiros e uma do Município.

Entre os serviços oferecidos aos 20.017 moradores do município e mais os habitantes das cidades vizinhas estão: o programa oferece consultas e exames de mama, de oftalmologia e dermatologia; medição de pressão arterial; glicemia capilar; medição do índice de massa corporal (IMC); teste rápido de HIV/Aids; escovódromo e orientação de saúde bucal; teste rápido de PSA (exame que detecta câncer de próstata); coleta de sangue para doação; cadastro de doadores de medula óssea; vacinação para adolescentes e adultos; emissão do Cartão SUS; salão de beleza; casamentos, divórcios, aposentadorias e outros benefícios.

Também haverá distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura; capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos; shows musicais e de dança, cinema, palhaços, malabaristas e bonecos; oficinas de educação ambiental; emissão de documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e registro de nascimento; curso de primeiros socorros e simulação de incêndios; simulação de abordagem policial, apresentação de cães adestrados e outros; aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito; atividades recreativas e esportivas.

66,5 mil atendimentos – Nas três primeiras versões da Praça, foram realizados 66.576 atendimentos. O programa foi lançado em outubro do ano passado no município de Guarabira, com 17.964 atendimentos realizados. Em novembro, foram realizados 24.344 atendimentos, em Patos. No mês seguinte, foram registradas 24.268 prestações de serviços em Cajazeiras.      

Parceiros – O Praça da Gente é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e conta com serviços de mais 26 órgãos parceiros: secretarias de Educação e Cultura, Administração Penitenciária, Desenvolvimento Humano, Segurança e Defesa Social, Comunicação, Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte e Lazer; Casa Civil; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater, Empasa, Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União, INSS, Tribunal Regional Eleitoral (TER), Ministério Público Estadual. O programa tem contado com o apoio das prefeituras municipais que recebem as ações.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB