João Pessoa
Feed de Notícias

Governo mobiliza indígenas para conduzir projetos produtivos rurais

quarta-feira, 19 de abril de 2017 - 11:31 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada presta assessoria técnica e extensão rural aos povos indígenas Tabajaras no município do Conde e Potiguaras nos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baia da Traição.

Entre as atividades estão a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf a mais de três mil agricultores familiares indígenas, o Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar atendendo aproximadamente 350 indígenas extrativistas da mangaba e, também, beneficiando 376 famílias com o Programa Brasil Sem Miséria.

Deste total atendido pelo Brasil Sem Miséria, cada família desenvolveu um projeto produtivo no valor de R$ 2.400,00 não reembolsáveis, para iniciar ou ampliar uma atividade produtiva que vai garantir a geração de renda. Passaram a atuar nas atividades de artesanato, horta, avicultura, bovino-cultura, caprino-cultura, ovino cultura, implantação da cultura da mandioca, pesca (barco, motor e outros equipamentos), piscicultura, suinocultura e salão de beleza.

Com o acompanhamento da chefe do escritório regional da Emater em João Pessoa, Keila Leal, os técnicos das unidades nos municípios prestam assessoramento na implantação destes projetos produtivos.  Já aconteceram 180 reuniões temáticas com grupos de interesse de acordo com o projeto produtivo, e mais de 4.500 visitas para acompanhar e orientar as famílias na condução de suas atividades.

Os extensionistas da Emater já realizaram cursos de capacitação e produção agroecológica, curso em cerâmica indígena, curso de apicultura, curso de fruticultura, avicultura. Por meio do Pronaf Mais Alimentos foi adquirido um veículo utilitário (Saveiro) para o transporte da produção agrícolas aos centros consumidores. A Emater também presta assessoria a Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, a associações e grupos informais de mulheres e jovens indígenas.