Fale Conosco

13 de março de 2014

Governo libera créditos para prejudicados em incêndio em CG



O governador em exercício Rômulo Gouveia entrega nesta sexta-feira (14) R$ 720 mil em créditos do Empreender Paraíba para atender outros 72 comerciantes prejudicados no incêndio ocorrido no dia 9 de fevereiro, no Shopping Centro Edson Diniz, em Campina Grande. A solenidade de liberação dos cheques acontecerá às 15h, no auditório do Hotel Garden, em Campina Grande. Pela manhã, em João Pessoa, ele abre a Campanha Estadual de Combate ao Tabagismo, às 9h, no auditório da PBTur.

 De acordo com o secretário executivo do Empreender Paraíba, Tárcio Handel Pessoa, estes 72 comerciantes que receberão créditos nesta sexta-feira (14) também foram muito prejudicados pelo incêndio no Shopping Centro e recorreram ao Programa logo após a solenidade do último dia 27, quando 50 deles receberam mais de meio milhão em investimentos das mãos do governador Ricardo Coutinho. “O que aconteceu no Shopping popular repercutiu sobre todos os lojistas e eles enxergaram no Empreender PB uma maneira segura de recomeçarem suas atividades. Estamos à disposição para oferecer todo aporte necessário a cada um deles”, considerou o gestor.

Beneficiados – “Esse apoio do programa do governo significa pra mim o recomeço. Eu perdi muita coisa e agora vou conseguir reerguer os negócios”, disse o comerciante Bruno Gledson Sousa Silva, que negocia com vendas de celulares, acessórios e suporte técnico no 2º piso. Já Luciene Cardoso de Aguiar trabalha há oito anos vendendo confecções no shopping e teve as mercadorias danificadas com o excesso de água e a fumaça no momento do incêndio. “Esse apoio é muito importante pra todos nós. Vem na hora do sufoco mesmo”, falou.

Primeira liberação – No dia 27 de fevereiro,o governador Ricardo Coutinho entregou mais de meio milhão de reais em créditos para os primeiros 50 comerciantes atendidos pelo Programa após o incêndio, ocorrido no dia 9 de fevereiro. Entre os beneficiados estavam Lindaci Sabino Gangorra, lojista no piso intermediário há 11 anos, e teve perda total das mercadorias. “É tudo muito difícil, mas esse crédito do governo nos motiva, renova nossas esperanças. Agora é comprar tudo de novo, reformar o que ficou e seguir em frente”, disse.

Incêndio – De acordo comos bombeiros que estiveram no local no momento da tragédia, os danos materiais foram causados a cerca de 10 lojas, sendo que quatro boxes ficaram totalmente destruídos. O shopping tem quatro pavimentos, com subsolo, térreo e mais dois andares, mas os outros pavimentos não foram atingidos pelo incêndio, apesar da fumaça ter se espalhado desde o shopping até a rua e os prédios vizinhos.

Empreender PB – Com esta liberação o Programa alcança o montante de mais de R$ 50 milhões em créditos liberados e quase 40 mil diretamente beneficiados dentro das linhas de crédito disponíveis para atendimento. Todos os 72 comerciantes beneficiados nesta sexta-feira (14) são atendidos pela linha de crédito individual.

O Empreender PB dispõe de cinco linhas de crédito: Individual, Coletivo, Artesanato, GNV – Gás natural e Empreender Mulher, esta última em parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana. Cada uma possui sua especificidade e o empreendedor interessado deve ser maior de 18 anos e morar na Paraíba há pelo menos seis meses. O contato com o Empreender PB pode ser feito pelo telefone 83.3218-4428 e/ou redes sociais: Facebook – (facebook.com/empreenderpb) e Twitter – (@EmpreenderPB).