Fale Conosco

13 de março de 2014

Governo libera créditos para apicultores em Pirpirituba



O governador em exercício Rômulo Gouveia entrega nesta quinta-feira (13) o montante de R$ 172.318,00 em créditos do Empreender Paraíba para a Associação de Apicultores e Meliponicultores da região do Brejo paraibano (Apismel). A solenidade será realizada às 11h, na quadra de esportes do grupo escolar Humberto Lucena, em Pirpirituba.

A Associação possui capacidade de produção de 21 mil quilos de mel anualmente. Com os investimentos do Empreender PB a produção deve dobrar chegando a 45 mil quilos de mel”, assegurou o assessor técnico do Empreender PB, Thadeu Vinícius, responsável pelos projetos da linha de crédito Coletivo.

Apismel – A Associação possui 25 componentes e se destaca pela forma de trabalho focada na ‘Apicultura Migratória’, que desloca as colmeias de acordo com as floradas evitando interromper a produção. Segundo Thadeu, isso permite que apicultores de todo o Brejo e região sejam beneficiados.

Investimentos – De acordo com o presidente da Associação, Renault Lucena Targino, o entreposto de mel, lugar que recebe o produto bruto e lá é inserido no processo de transformação até chegar a item para consumo, será todo equipado para ampliar essa capacidade de produção. “Com o valor de R$ 172.318 mil liberados pelo governo por meio do Empreender PB vamos investir na compra de máquinas, equipamentos, matéria-prima, insumos, embalagens e potes plásticos, além de separar recursos para capital de giro”, disse.

Ao final do processo de produção a Apismel fornece para o mercado mel em balde e garrafa de 100 ml e 500 ml, bisnagas de 200 g e 500 g, pote de mel de 250 g, 300 g e 700 g, sachet de 0,05 g e de 0,10 g, além da linha fitoterápica, encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais, como o conhecido mel com própolis e agrião, e similares.

Programa de microcrédito – O Empreender PB trabalha atualmente com cinco linhas de crédito disponíveis para atender os interessados de qualquer parte do estado. As linhas disponíveis são Individual, Coletivo, Artesanato, Gás natural e Empreender Mulher, e cada uma possui sua especificidade. O empreendedor interessado deve ser maior de 18 anos e morar no estado há pelo menos seis meses. O contato com o Empreender-PB pode ser pelo telefone 83.3218-4428 e/ou redes sociais: Facebook – (facebook.com/empreenderpb) / Twitter – (@EmpreenderPB).