Fale Conosco

29 de novembro de 2013

Governo levará a criadores de Santa Cecília programa de inseminação artificial



emater caprinocultura em santa cecilia 270x202 - Governo levará a criadores de Santa Cecília programa de inseminação artificialO Projeto Condomínio de Inseminação Artificial na Agricultura Familiar, uma ação do Governo do Estado executada pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) vai contemplar criadores do município de Santa Cecília. Nesta quarta-feira (4), numa parceria com a prefeitura municipal, criadores interessados nessa atividade participarão de seminário com início previsto para às 13h, na comunidade Boi Seco.

A proposta é aumentar a produtividade da bacia leiteira em Santa Cecília, por isso a Emater Paraíba, em parceria com outros órgãos, organizou o evento no qual serão capacitados agricultores e divulgadas tecnologias adaptáveis ao semiárido brasileiro.

Essas ações são concentradas em três pontos principais: aumentar a oferta de alimentos especialmente no período de estiagem, através de orientações técnicas sobre a conservação de forragens, plantio de plantas forrageiras adaptáveis a região e banco de proteínas; aumentar a oferta de água através da construção de estrutura para o armazenamento eficiente da água; e melhoramento genético do rebanho bovino.

Segundo o chefe da Unidade Operadora da Santa Cecília, Ailton Francisco dos Santos, da regional da Emater em Campina Grande, o curso sobre inseminação artificial será ministrado por instrutores da Emepa, com a participação de extensionistas rurais da Emater.

Será feita apresentação do Programa de Condomínio de Inseminação Artificial, onde os agricultores saberão como funcionará, quem poderá participar e seleção de agricultores interessados, seguindo-se debates e discussões sobre o tema.