João Pessoa
Feed de Notícias

Governo leva orientações nutricionais e atividades físicas para moradores dos Bancários no Dia Mundial da Saúde

quarta-feira, 8 de abril de 2015 - 09:46 - Fotos:  Ricardo Puppe

Os moradores do bairro dos Bancários tiveram uma tarde de cuidados com a saúde e o bem-estar, com muitas atividades físicas e orientações nutricionais no Dia Mundial da Saúde. O evento em alusão à data foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nessa terça-feira (7), na Praça da Paz, e trouxe práticas relativas a atividades físicas, corporais, como também à alimentação saudável, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da melhora da qualidade de vida.

“Estamos aqui hoje, junto com todos os nossos parceiros, trabalhando com a população a questão da prevenção, estimulando a prática de uma atividade física e alimentação saudável. Como o lema do Ministério da Saúde é “Da saúde se cuida todo dia”, não estamos levando problemas de saúde, nem tratando de doenças aqui, mas sim dando orientações para que as pessoas previnam problemas futuros. Para aquelas que já têm estamos abordando a questão da dieta, da obesidade, não como uma questão estética, mas sim como uma maneira de ter uma melhor qualidade de vida”, explicou a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho.

Entre as atividades oferecidas no evento estão as orientações sobre os hábitos alimentares, avaliação nutricional – com cálculo do Índice de Massa Corpórea e a antropometria –, orientações sobre segurança e conservação de alimentos orgânicos, orientação postural, além das atividades físicas para crianças e adultos, promovida em parceria com o programa João Pessoa Vida Saudável, da Prefeitura da Capital.

A dona de casa Denise Campos, 38 anos, moradora do bairro dos Bancários, costuma sempre caminhar na Praça da Paz. Ela passou por uma avaliação nutricional e disse que eventos como esse são importantes para estimular as pessoas a cuidar da saúde. “Sempre venho caminhar aqui e me sinto muito bem. Hoje me deparei com todos esses serviços e acho que deveria acontecer mais vezes, porque é bom receber a orientação de profissionais de como ter uma melhor qualidade de vida”, disse.

Já Rita Soares, professora de 29 anos, levou sua filha Caroline, de 9, para participar das brincadeiras infantis e recebeu orientação alimentar e postural. Ela ressaltou a importância de eventos como esse para a população. “A vida da gente é tão corrida que esquecemos de nos cuidar, de prestar atenção à esses detalhes que fazem tanta diferença, como nossa alimentação e postura. Com as orientações que recebi aqui percebi o quanto esses pequenos cuidados fazem a diferença e podem melhorar nossa saúde”, concluiu Rita.

Durante o evento foram oferecidos Orientação Alimentar por Ciclo de Vida (FCM), Avaliação Nutricional, Orientações sobre Segurança e Conservação dos Alimentos, Orientação Postural, aulão de aeróbica, atividades esportivas, brincadeiras infantis, apresentação cultural e distribuição de material educativo. Além da SES, participaram do evento a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Sociedade Brasileira de Cardiologia/ Região-PB, Faculdade Ciências Médicas, Conselho Regional de Nutrição – Paraíba, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) e fornecedores da Empasa.

“Oferecemos aqui atividades de interação de todas as faixas etárias, e a aceitação está sendo muito boa. A Praça da Paz é um lugar perfeito para esse tipo de atividade, é um estímulo às atividades físicas, e estamos justamente somando isso com a questão da boa alimentação. Que as pessoas tentem começar uma prática de atividade física, como uma simples caminhada, e que comecem a ter uma alimentação mais saudável”, concluiu Gerlane Carvalho.