Fale Conosco

26 de setembro de 2011

Governo leva idosos ao Jardim Botânico, antecipando comemorações do dia do Idoso



Vinte e cinco vovôs e vovós do Centro de Convivência do Idoso (CCI) tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (23). Eles visitaram o Jardim Botânico de João Pessoa, antecipando as comemorações do Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. O CCI é mantido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH). O Centro funciona no Castelo Branco com atendimento às pessoas com mais de 60 anos oferecendo atividades físicas, oficinas, apresentação cultural, palestras, apoio psicológico e serviço de enfermagem, de segunda a sexta-feira.

“O Governo do Estado tem atenção especial com os idosos, oferecendo além de entretenimento, assistência social e psicológica por meio de atividades desenvolvidas pela SEDH. Também está fiscalizando aquelas pessoas que vivem institucionalizadas. Foram mais de 30 visitas às Instituições de Longa Permanência (Ilpes) em todo o Estado em parceria com o Ministério Público Estadual. Algumas chegaram a ser interditadas porque não estavam regulamentadas”, informou a secretária da SEDH, Aparecida Ramos.

Caminhada Ecológica – A caminhada ecológica no Jardim Botânico teve início por volta das 9h, guiada pelos técnicos do local, sob o olhar atento dos caminhantes que ficaram encantados com a beleza da natureza.

“Estou maravilhada com estas árvores, este contato com a natureza, o ar puro. Não conhecia o Jardim Botânico e este local é lindo”, afirmou uma das participantes da visita, a aposentada Maria Auxiliadora Alves, que há seis anos participa do Centro de Convivência do Idoso.

A coordenadora do CCI, Onélia Lins de Freitas, disse que a data do passeio foi escolhida especialmente neste dia 23. “Além de anteciparmos as comemorações alusivas ao Dia do Idoso, estamos também com esta caminhada ecológica saudando o dia da árvore celebrado dia 21 deste mês e ainda a chegada da primavera”, destacou. Ela acrescentou que o CCI sempre procura desenvolver atividades externas propiciando alegria aos usuários

Outras atividades – As atividades alusivas ao Dia do Idoso tiveram início no Centro de Convivência do Idoso no dia 20 com discussão sobre o Estatuto do Idoso e terminam dia 1º de outubro com uma caminhada em João Pessoa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH).

Na ocasião, os idosos vão fazer um percurso do Busto de Tamandaré até a área verde do Hotel Tambaú, onde serão recebidos com música e café da manhã. As comemorações também acontecerão em municípios pólo como Cajazeiras e Catolé do Rocha.