Fale Conosco

7 de agosto de 2015

Governo leva educação ambiental às escolas em São João do Tigre



hortas3 sao jao do cariri 270x162 - Governo leva educação ambiental às escolas em São João do TigreAs crianças de escolas da rede municipal de São João do Tigre, no Cariri paraibano, recebem orientação sobre educação no campo, com aulas no Centro de Vivência (Viveiros de Mudas). A ação é do Governo do Estado por meio da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Sedap, em parceria com a prefeitura municipal. O projeto é executado há dois anos, com bons resultados e será estendido às escolas da rede estadual na cidade.

hortas soa joao do cariri 270x162 - Governo leva educação ambiental às escolas em São João do TigreParticipam do projeto, alunos da Creche Municipal Claudina Bezerra Cavalcante e do ensino infantil pré-1 e pré-2 da Escola Municipal Ana Ferreira Aragão. O extensionista Sandro Vicente Pereira, chefe da Unidade Operativa da Emater em São João do Tigre, disse que o objetivo do trabalho é mostrar para as crianças todo o processo de produção de mudas, preservação ambiental, permitindo que tenham contato direto com a terra e a natureza, como também serve para demonstrar a importância do alimento saudável através da introdução de hortaliças na alimentação escolar.

horta2S.Joaodo Cariri 270x162 - Governo leva educação ambiental às escolas em São João do TigreA secretária de Educação do Município, Andréia Lêda Gonçalves Dias, destacou o trabalho que vem sendo realizado em parceria com a Emater para levar às crianças as boas práticas de cultivo de hortaliças, de produção de mudas de plantas nativas e frutíferas, criando uma consciência ecológica. “Percebemos o grande interesse das crianças pelas aulas e temos ouvido comentários de que levam para os pais aquilo que escutam e aprendem do técnico”, afirmou.

Horta S.Joao do Cariri 270x162 - Governo leva educação ambiental às escolas em São João do TigreA professora Andréia Lêda reconhece que há um comprometimento por parte da Emater em fazer com que a parceria se consolide ainda mais e seja ampliada, destacando a forma como as informações são repassadas para os alunos pelo técnico.

Ainda neste semestre, o projeto será levado para os alunos da rede estadual de ensino no município. Contatos neste sentido vêm sendo mantidos pelo técnico Sandro Vicente com os diretores das escolas. A meta é estimular entre as crianças e adolescentes a preservação ambiental. O coordenador regional da Emater em Serra Branca, Walmir Azevedo, acompanha o trabalho.