João Pessoa
Feed de Notícias

Governo leva educação ambiental às escolas em São João do Tigre

sexta-feira, 7 de agosto de 2015 - 10:02 - Fotos: 

As crianças de escolas da rede municipal de São João do Tigre, no Cariri paraibano, recebem orientação sobre educação no campo, com aulas no Centro de Vivência (Viveiros de Mudas). A ação é do Governo do Estado por meio da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Sedap, em parceria com a prefeitura municipal. O projeto é executado há dois anos, com bons resultados e será estendido às escolas da rede estadual na cidade.

Participam do projeto, alunos da Creche Municipal Claudina Bezerra Cavalcante e do ensino infantil pré-1 e pré-2 da Escola Municipal Ana Ferreira Aragão. O extensionista Sandro Vicente Pereira, chefe da Unidade Operativa da Emater em São João do Tigre, disse que o objetivo do trabalho é mostrar para as crianças todo o processo de produção de mudas, preservação ambiental, permitindo que tenham contato direto com a terra e a natureza, como também serve para demonstrar a importância do alimento saudável através da introdução de hortaliças na alimentação escolar.

A secretária de Educação do Município, Andréia Lêda Gonçalves Dias, destacou o trabalho que vem sendo realizado em parceria com a Emater para levar às crianças as boas práticas de cultivo de hortaliças, de produção de mudas de plantas nativas e frutíferas, criando uma consciência ecológica. “Percebemos o grande interesse das crianças pelas aulas e temos ouvido comentários de que levam para os pais aquilo que escutam e aprendem do técnico”, afirmou.

A professora Andréia Lêda reconhece que há um comprometimento por parte da Emater em fazer com que a parceria se consolide ainda mais e seja ampliada, destacando a forma como as informações são repassadas para os alunos pelo técnico.

Ainda neste semestre, o projeto será levado para os alunos da rede estadual de ensino no município. Contatos neste sentido vêm sendo mantidos pelo técnico Sandro Vicente com os diretores das escolas. A meta é estimular entre as crianças e adolescentes a preservação ambiental. O coordenador regional da Emater em Serra Branca, Walmir Azevedo, acompanha o trabalho.