João Pessoa
Feed de Notícias

Governo leva ações de Inclusão Produtiva e Social a Itapororoca

terça-feira, 8 de outubro de 2013 - 13:29 - Fotos: 

O Governo do Estado desenvolve um conjunto de projetos e ações para o setor agropecuário, que tem garantido renda e inclusão social para milhares de famílias agricultoras. A meta é reduzir a pobreza no meio rural. As atividades foram destaque na abertura da 2ª edição da Jornada de Inclusão Produtiva, nessa segunda-feira (7), na cidade de Itapororoca.

A ação é executada pela Emater, sob coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), com apoio da prefeitura local, bancos do Nordeste e do Brasil, associações rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

De acordo com o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, o Governo do Estado trabalha para melhorar a vida do homem do campo, principalmente dos agricultores familiares. Ele cita as ações de combate à febre aftosa, palma forrageira resistente à pragas e doenças, melhoramento genético de caprinos e ovinos, inclusão produtiva, crédito fundiário, assistência técnica e extensão rural, entre outros benefícios.

Ainda na abertura do evento, que ocorreu no Centro Cultural Aderaldo Carvalho de Melo, o prefeito de Itapororoca, Celso Morais, agradeceu às autoridades, aos órgãos parceiros e os cerca de 200 agricultores familiares presentes, e enfatizou a importância do encontro, destacando as ações do Governo do Estado no tocante aos avanços do desenvolvimento rural sustentável na região.

O coordenador regional da Emater de Guarabira, Alexandre Marques, disse que, com o apoio da empresa, Itapororoca, além de liderar a produção estadual da cultura do abacaxi é o município campeão em elaboração de projetos técnicos de financiamento. Para se ter uma ideia, nesse primeiro semestre, já foram elaborados e contratados mais de 60 projetos do Pronaf Mais Alimentos e de Estiagem, contemplando dezenas de agricultores familiares com recursos de cerca de um milhão de reais, gerando postos de trabalho e renda para o município.

A secretária de Agricultura de Itapororoca, Luciana Sousa, também participou do evento e destacou a importância das atividades. “Graças as Jornadas de Inclusão Produtiva, o Governo do Estado está permitindo a aproximação dos agricultores familiares com as diversas políticas públicas e ações, numa parceria com os Governos Federal e Estadual e apoio de instituições parceiras”.

Calendário – Conforme a programação da Emater, as jornadas acontecem nesta terça-feira (8), em Barra de Santana e Campina Grande, esta última cidade com programação especial para comemorar os 58 anos de fundação da Extensão Rural da Paraíba, completados no dia 30 de setembro.

Ainda de acordo com o calendário, na quarta- feira (9), as jornadas seguem em Santa Rita, Serra Grande, Nova Floresta e Araruna. Já na quinta-feira (10), será a vez do município de Queimadas realizar seu evento. Para a sexta- feira (11), estão programadas as jornadas das cidades de Caiçara, Logradouro e Lagoa. O calendário da semana se encerra com a jornada de Santana de Mangueira, no domingo (13).