João Pessoa
Feed de Notícias

Governo leva ação de cidadania ao bairro da Palmeira em Campina

quarta-feira, 26 de outubro de 2011 - 18:42 - Fotos:  Claudio Goes/Secom-PB

Foto: Claudio Goes/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio do Programa Cidadão e de vários órgãos estaduais, promoveu um dia de cidadania nesta quarta-feira (26), no Bairro da Palmeira,em Campina Grande. NoClube de Mães, foram realizados cerca de mil atendimentos itinerantes, sendo a maioria de expedição de carteira profissional, CPFs e documento de identidade.

Na área da saúde, adultos e menores aferiram a pressão arterial e fizeram o pré-teste de oftalmologia. Integrantes da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTRan) ministraram aulas educativas de trânsito, enquanto soldados do Corpo de Bombeiros deram informações sobre primeiros socorros. Já o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) disponibilizou equipamentos ao Clube de Mães para realização de cursos profissionalizantes.

A coordenadora do Programa Cidadão, Tânia Neves Batista, explicou que o objetivo da ação é fornecer documentos às pessoas para que elas tenham acesso aos benefícios dos Governos federal, estadual e municipal, além de exercitar a plena cidadania.  O programa é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Humano,

Luciene Niedja da Silva, uma das pessoas atendidas, ressaltou a função social do programa: “Rapidamente tirei a minha primeira carteira profissional sem gastar nada. Este programa do Governo do Estado é muito bom para a gente ter acesso à documentação. Agora, vou lutar para entrar no mercado formal de trabalho”.

O jovem Iuri Kanai aproveitou o Projeto Cidadão para obter todos os documentos. “Com a carteira de trabalho, identidade e CPF, sou um cidadão documentado. Agora vou me capacitar para conseguir um emprego”, afirmou Iuri.

A presidente do Clube de Mães, Rosimere Bezerra, disse que a presença de moradores na entidade para receber o atendimento do Programa Cidadão e dos órgãos do governo superou a expectativa. “Vamos celebrar mais parcerias com o Governo, pois quem sai ganhando é a população”, disse Rosimere.