Fale Conosco

19 de novembro de 2015

Governo leva a cultura empreendedora às escolas estaduais do Cariri



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE)/5ª Gerência Regional de Ensino (GRE), em parceria com o Sebrae, leva a cultura empreendedora, através do Programa Despertar, aos jovens do Ensino Médio da rede estadual de vários municípios do Cariri.

O Despertar, programa de empreendedorismo desenvolvido e aplicado pelo Sebrae, tem por objetivo ajudar na inovação do ensino e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificarem oportunidades e planejarem seu futuro por meio de atitudes empreendedoras.

O gerente regional de Educação do Cariri, professor Ary Prata, ao conhecer o programa, transpareceu opinião favorável. Para ele, o Programa Cultura Empreendedora estimula a criatividade e, como consequência, gera resultados positivos nas demais disciplinas. “A educação formal é necessária, mas, também, é importante que os educadores saiam de dentro do seu mundo. Os alunos têm que vivenciar o risco, pensar em negócios e saber como fazer planejamento”, enfatiza.

Para o Programa Piloto do Despertar na Paraíba, aderiram sete escolas, envolvendo 30 professores e 400 alunos. Antes da implantação do programa para os alunos, os professores participaram de 40 horas de treinamento, que incluíram capacitações, oficinas e encontros para planejamento das atividades a ser realizadas por cada instituição. Munidos de aporte teórico, eles tiveram a oportunidade de formatar as propostas de acordo com a realidade das escolas em que atuam.

Na escola, os alunos participam de diversas atividades com temas que estimulam o protagonismo juvenil entre os jovens. Acontece em 10 encontros, abordando os seguintes temas: “Como ser um jovem empreendedor”, “Tendências de mercado”, “Planejamento”, “Como trabalhar em equipe”, “Como ter eficiência” e “Qualidade nas atividades pessoais e profissionais”, entre outros. São 80 horas de atividades que culminam numa Feira do Jovem Empreendedor na Escola.

A programação da feira ocorrerá de 20 de novembro a 9 de dezembro, seguindo o calendário definido pela 5ª GRE nas escolas Malaquias Batista Feitosa (Umbuzeiro), José Leite de Souza (Monteiro), Dep. Álvaro Gaudêncio de Queiroz (Santo André), Prof. José Gonçalves de Queiroz (Sumé), Pedro Bezerra Filho (Camalau), Francisco de Assis Gonzaga (Prata) e Maria Balbina Pereira (Serra Branca – Sta Luzia).