Fale Conosco

23 de agosto de 2013

Governo lança projeto para melhorar qualidade de vida de idosos que vivem em instituições



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), lança nesta segunda-feira (26), às 9h30, no auditório do Colégio das Lourdinas, em João Pessoa, um programa que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis).

Na ocasião, será lançado um edital para cofinanciar recursos com o objetivo de beneficiar os 1.400 idosos que vivem institucionalizados em 37 Ilpis que existem na Paraíba. As melhorias serão para adequação da prestação de serviços de assistência social, saúde e infraestrutura.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Coordenação da Política Estadual da Pessoa Idosa, visitou todas as Instituições de longa permanência e verificou que a maioria funciona de forma precária. “Levando em consideração as normativas da Agevisa, do Corpo de Bombeiros e o Estatuto do Idoso, nestas Ilpis foram verificadas várias irregularidades na estrutura física e no seu funcionamento. Temos a necessidade de prevenção e redução dos riscos à saúde aos quais ficam expostos os idosos residentes em Instituições de Longa Permanência, bem como a necessidade de qualificar a prestação de serviços públicos e privados destas Instituições”, frisou a coordenadora estadual da Política da Pessoa Idosa da Sedh, Gabrielle Tayanne Vasconcelos.