João Pessoa
Feed de Notícias

Governo lança projeto para incentivar turismo sustentável na reserva dos Potiguaras

domingo, 19 de abril de 2015 - 22:22 - Fotos:  Secom-PB/ Roberto Guedes

O Governo do Estado lançou, neste domingo (19), Dia do Índio, o projeto Nas Trilhas dos Potiguaras, no município de Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba. A solenidade aconteceu  na Aldeia São Francisco. O projeto tem o objetivo de valorizar a cultura, além de incentivar a economia e o fortalecimento do turismo sustentável na área dos Potiguaras.

 

Na ocasião, foi feita a entrega de tablets para alunos do ensino médio das escolas estaduais, além de realizada uma capacitação na língua Tupi para professores de escolas indígenas que já estão atuando com a língua, e ainda, a entrega do livro Educação Ambiental – Experiências e Práticas dos professores e alunos Potiguaras. O governador Ricardo Coutinho foi representado pela secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

 

Sobre o Nas Trilhas dos Potiguaras, o secretário Executivo de Turismo do Estado, Ivan Burity, afirmou que o governador Ricardo Coutinho elaborou o projeto para atender todo o Litoral Norte, porque a cultura Potiguara não se restringe apenas às aldeias ou a reserva indígena. “A cultura Potiguara dominou todo o Litoral Norte da Paraíba, durante séculos, e aqui foram escritos os primeiros capítulos da História do Brasil”, ressaltou.

 

Com o propósito de valorizar a história, o Governo do Estado criou a infraestrutura para que a região possa ser conhecida. Para que as pessoas pudessem ter acesso às trilhas, foi construída a estrada de Forte Velho e a estrada de Barra de Camaratuba, formando dois portais a essa área do Litoral Norte. Segundo o secretário, ainda serão feitas melhorias de recapeamento na rodovia de Lucena e da Baía da Traição.

 

“Com essas quatro rodovias, nós poderemos começar a explorar o grande potencial do ecoturismo, do turismo sustentável que essa região oferece. Afinal, ao longo desses 14 quilômetros de litoral não encontramos só a cultura indígena Potiguara, mas grandes reservas ambientais”,  lembrou. Ainda segundo ele, essas áreas vão se transformar em um grande roteiro ligando os pontos históricos às manifestações culturais locais, para que seja montado o guia [Nas Trilhas dos Potiguaras] para quem deseja explorar a região”, explicou.

 

O local está repleto de praias belíssimas, rios, lagoas, trilhas, comunidades, além de uma rica gastronomia com tradição indígena. “O objetivo do governador Ricardo Coutinho é unir tudo isso afim de promover o desenvolvimento sustentável do turismo na região”, enfatizou o secretário.

 

Empreendedores – Os índios que tiveram acesso ao Projeto Empreender e que sobrevivem do artesanato, agradeceram a oportunidade e afirmaram que nunca tiveram acesso às linhas de crédito. Uma das beneficiadas pelo projeto, a potiguara Neuza Maria disse que tem a oportunidade de aumentar os negócios por causa do programa. Ela confessou que se sente feliz em ser uma mulher que produz e gera renda para a família. Neuza vende acessórios artesanais.

 

O cacique Alcides disse que os Potiguaras estão de parabéns porque têm acesso ao Governo do Estado. “Pra gente, as políticas sociais e públicas neste Governo estão abertas nas questões de infraestrutura, pavimentação, agricultura e educação. Todos esses benefícios mostram o interesse em promover o desenvolvimento sustentável dos povos Potiguaras da Paraíba e todos reconhecem os esforços”, comemorou o cacique.