João Pessoa
Feed de Notícias

Governo lança Projeto Ecoprodutivo no Quilombolas Bonfim, em Areia

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016 - 17:15 - Fotos: 

O quinto espaço do Projeto Ecoprodutivo na Paraíba teve sua legitimação na Comunidade Quilombolas Bonfim, no município de Areia, beneficiando 28 famílias com ações que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida, numa iniciativa do Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap). O Plano de Ação definido pela própria comunidade contém nove itens e os primeiros benefícios foram anunciados na ocasião pelo presidente da GU, Nivaldo Magalhães.

As propostas haviam sido definidas dias antes pelas famílias, que elaboraram com a participação da equipe técnica da Gestão Unificada. Estas decidiram que desejavam em sua comunidade, a ampliação da rede elétrica, a recuperação e reforma do casarão e o engenho para utilização em atividades turísticas. Como também o plantio de mudas frutíferas e florestais, a implantação de cozinha comunitária e abatedouro dentro das normas da vigilância sanitária.

É desejo das famílias agricultoras da comunidade Quilombolas Bonfim adquirir a certificação orgânica para seus produtos agrícolas. Também desejam uma patrulha policial rural que circule com maior frequência pela região e a construção de uma escola para crianças e adultos, além de um parque infantil. Pedem também que seja feito o monitoramento de projeto de moradia junto à Caixa Econômica, a realização de estudos de solo, a implantação de uma farmácia viva na comunidade, e também, ações que venham proporcionar o resgate da cultura local.

Na solenidade de legitimação do projeto, o presidente da GU, Nivaldo Magalhães, destacou o trabalho da equipe técnica na execução e no acompanhamento das ações propostas, tendo colocado quatro extensionistas para acompanhamento dos trabalhos. E anunciou a doação de duas matrizes de ovelhas e um reprodutor para iniciar um plantel que beneficie a todos. Até o final do ano será feito trabalho de práticas de inseminação artificial de animais bovinos. Igualmente serão repassados alevinos.

O presidente da Associação Comunitária Negra Quilombolas Bonfim, Geraldo Gomes de Maria, está confiante no sucesso do projeto, conforme disse, porque irá levar o desenvolvimento para a região. Destacou que foi marcante a presença do Governo na discussão com todos sobre o planejamento de “ações que esperavam há tanto tempo”. Já começou a ser discutida a implantação de uma feira do agricultor familiar, que também contemplará agricultores integrantes de outras associações.

O que é – O Projeto Ecoprodutivo visa impulsionar a agricultura familiar na Paraíba, numa ação do Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada. Já haviam sido implantados quatro projetos pilotos denominados “Ecoprodutivos”, visando o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento socioeconômico das comunidades, inicialmente atendendo diretamente a 482 famílias e indiretamente, 2.420 pessoas.

O Plano de Ação do Projeto Ecoprodutivo legitimado no ano passado pela diretoria colegiada da GU, presidida por Nivaldo Magalhães, conta com a participação de integrantes da comunidade, da Prefeitura municipal, de secretários municipais, de pesquisadores, de extensionistas, de representantes de associações comunitárias rurais e de Conselhos Municipais de Desenvolvimentos Rurais Sustentáveis (CMDRs), além de órgãos parceiros envolvidos no projeto.

Os quatro primeiros espaços do Projeto Ecoprodutivos foram instalados em Bartolomeu I, em Bonito de Santa Fé, depois no Quilombolas de Pitombeira, em Várzea, nos assentamentos Oziel Pereira, em Remígio, e Alagamar, em Salgado de São Felix. Agora, concluindo a primeira fase, foi lançado o do Quilombolas Bonfim, em Areia.