Fale Conosco

14 de maio de 2013

Governo lança programações para o Dia Internacional contra a Homofobia e o Dia da Diversidade Sexual



Os meses de maio e junho serão de ações constantes de enfrentamento à homofobia, lesbofobia e transfobia e a promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais e travestis (LGBT) na Paraíba. Em 13 municípios, incluindo João Pessoa, a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana promoverá atividades relacionadas ao Dia de Enfrentamento à Homofobia, no dia 17 de maio. As ações ocorrerão até 31 de maio. Em junho, a programação lembrará o dia 28 deste mês, quando se comemora o Dia do Orgulho LGBT e o Dia Estadual da Diversidade Sexual na Paraíba.

Estão previstas feiras de serviços pela cidadania LGBT, que acontecerão nas praças públicas de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Sapé e Rio Tinto, com participação do Espaço LGBT- Centro de Referencia de Enfrentamento à Homofobia do Governo do Estado. Além disso, está programada a I Corrida contra Homofobia na Paraíba, além das exibições de filme seguido de debate, rodas de diálogos, fóruns de debates e o lançamento da campanha Tire o Respeito do Armário. A exposição fotográfica – Variações do Feminino – poéticas do universo Trans (com fotos de travestis e transexuais femininas paraibanas) percorrerá vários municípios.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, as diversas atividades serão realizadas em parceria com com as prefeituras de Campina Grande, Cajazeiras, Catolé do Rocha,Tavares, Piancó, Cuité, Sapé, Rio Tinto, Juripiranga, Caaporã e Itambé (PE), através das secretarias de Ação Social, Creas secretaria de mulheres e com grupos LGBT da sociedade civil, além do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba.

Já nesta quinta-feira (16) haverá sessão especial na Assembleia Legislativa sobre o tema da homofobia, proposta pela deputada estadual Iraê Lucena. A SEMDH também está apoiando atividades realizadas pelos grupos LGBT organizados em João Pessoa, Sapé e Catolé do Rocha.