João Pessoa
Feed de Notícias

Governo lança programa de capacitação em barragens subterrâneas no Sertão

sexta-feira, 7 de agosto de 2015 - 12:55 - Fotos: 

Dando prosseguimento às ações do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem, o Governo do Estado, por meio da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), lançou oficialmente, na quinta-feira (6), no município de Salgadinho, região administrativa de Patos, Alto Sertão, o Programa de Capacitação em Barragens Subterrâneas destinado a secretários municipais de agricultura, extensionistas rurais e operadores de máquinas do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC).

De acordo com o diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva, o programa é uma preparação para a execução dos projetos municipais que estão sendo encaminhados ao Governo do Estado, por intermédio de edital lançado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. A capacitação deverá ocorrer nos 170 municípios afetados pela estiagem prolongada. Durante o lançamento, foram beneficiados 12 municípios jurisdicionados pela região administrativa da Emater de Patos.

A solenidade de abertura ocorreu na Câmara de Vereadores do município, com a participação da prefeita Débora Cristiane. “A parceria com a Gestão Unificada em Salgadinho tem trazido diversas ações e o acesso a políticas públicas, o que tem melhorado significativamente a qualidade de vida e a renda  das famílias agricultoras”, enfatizou a prefeita.

Barragem – O técnico Ricardo Pereira, da Emater, foi o responsável pela parte prática da capacitação, que aconteceu na comunidade Olho D’ Água da Viração, na propriedade do agricultor Antônio Leonório de Lima, com a construção de uma barragem subterrânea de 70 metros de extensão, atingindo uma área de quatro hectares.

“Essa estiagem prolongada deixará um legado na convivência com o Semiárido, por meio da extensão rural, que tem levado informação e conhecimento às famílias agricultoras para que possam entender melhor o ambiente e viver em harmonia com a natureza”, avaliou Vlaminck Saraiva.

Dentre as tecnologias levadas pelas Emater, destacam-se captação e armazenamento de água, produção e armazenamento de forragem, segurança alimentar e preservação ambiental.

Barragem subterrânea – Consiste num barramento construído embaixo da terra, aproveitando as águas infiltradas no solo em terrenos de baixios, riachos ou córregos, que se formam no inverno, conservando sempre a umidade e elevando o lençol freático, que é o lençol d’água.